Blog

Acompanhe muito mais da Radiograf em nosso blog

A taxa de sucesso de um implante dentário é muito alta, entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para eliminar qualquer chance de ter algum problema. Para isso, os exames pré operatórios são essenciais.

É importante salientar que o implante dentário é o tratamento mais eficiente para pessoas que perderam um ou mais dentes, especialmente quando ele é realizado cercado de cuidados.

Confira o que deve ser feito antes de realizar o procedimento!

Afinal, mulheres menstruadas podem passar pela cirurgia de extração do dente siso? E lactantes? Apesar de ser um procedimento bastante comum, a extração dos terceiros molares ainda gera inúmeras dúvidas e receios para os pacientes.

A cirurgia é considerada de pequeno porte, realizada com anestesia local e indicada nos casos em que os dentes não erupcionam corretamente ou quando causam infecções recorrentes. Para ajudar você a entender melhor sobre o procedimento, desmistificamos algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Conhecer as diferentes técnicas da radiologia é importante, tendo em vista que isso proporciona mais facilidade ao realizar e analisar exames de raio-X. Entre elas, destaca-se o método de Le Master.

Quando o dentista conhece a fundo os métodos de localização na radiologia odontológica, terá mais condições para fazer avaliações de seus pacientes, bem como conquistar melhores resultados nos tratamentos.

No post de hoje, falaremos sobre o método de Le Master. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas sobre a metodologia!

Muitas pessoas não se sentem satisfeitas com a aparência dos dentes. Pode ser que você ache seu sorriso amarelado, sinta-se desconfortável com a falta de algum dente ou com o aspecto envelhecido do rosto. Mesmo que muitos desses problemas não afetem diretamente a saúde bucal, eles têm efeito direto em sua autoestima e bem-estar. Felizmente, os procedimentos estéticos feitos por dentista estão aí para ajudar.

Esses tratamentos fazem parte de uma área conhecida como Odontologia Estética ou Cosmética, que se concentra em melhorar a aparência da face e dos dentes para que você melhore seu sorriso. Outra vantagem é que esses procedimentos podem ser mais acessíveis do que você imagina. Que tal conhecer as principais técnicas da estética odontológica e descobrir qual delas pode ser ideal para o seu caso?

A crescente busca por tratamentos ortodônticos e, principalmente por retratamentos, por pacientes adultos, nos leva a avaliar os motivos pelos quais os mesmos tem queixas e porque essas queixas são cada vez mais recorrentes no dia-a-dia da pratica odontológica.

Diferentemente da questão estética e da busca por um sorriso perfeito, os pacientes em idade adulta buscam acima de tudo o conforto oclusal, não conquistado em tratamentos realizados na infância ou adolescência, ou, com mais frequência, a solução para dores crônicas na região facial e trapezoidal; bruxismo e apertamentos e, principalmente, as consequências das DTM, tais como estalos, limitações da excursão mandibular e quadros de dor mediante compressão da zona bilaminar por côndilos posteriorizados.

Geralmente, estes pacientes chegam ao consultório do dentista após uma longa peregrinação por neurologistas, otorrinolaringologistas, para finalmente serem encaminhados ao Ortodontista onde constatam, para sua surpresa, que a origem de seus problemas é o desequilíbrio oclusal.

Assim, o equilíbrio funcional da ATM é essencial para corrigir a disfunção presente, já que a mesma não foi corrigida pelo tratamento realizado no passado.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) possui normas e regulamentações quanto aos exames radiográficos em atendimento odontológico urgente, no que diz respeito à biossegurança, para preservar a saúde de nossos pacientes. Ela dispõe de notas técnicas e recomendações para evitar infecções e contaminações no ambiente clínico.

Dentre essas recomendações está a nota técnica nº4/2020, que tem como objetivo tentar reduzir riscos a todas as pessoas envolvidas nesse tipo de atendimento. Ela fornece orientações e medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas em caso de atendimento odontológico urgente.

Com mais de 70 páginas, a nota técnica inclui recomendações para atendimento odontológico urgente em consultórios clínicos e também em ambientes hospitalares.

O estreitamento do palato é uma condição bastante comum que afeta cerca de 20% da população em geral. Pessoas que apresentam o céu da boca estreito acabam desenvolvendo outros problemas, como mordida cruzada e dentes apinhados. Esses  aspectos levam ao comprometimento não só da estética, mas também da função mastigatória e da fala do paciente.

Na intenção de aprimorar o tratamento e solucionar o problema da falta de espaço para os dentes, foi desenvolvido o chamado aparelho expansor.

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre esse tipo de aparelho, para quem é indicado e quais os seus benefícios. Por fim, indicaremos alguns cuidados que você deve ter com ele. Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Então acompanhe a leitura.

Ortodontistas têm se preocupado cada vez mais em saber se um paciente que apresenta algum comprometimento esquelético, de fato, pode passar por procedimentos ortodônticos. Nesse caso, saber qual é a idade óssea dele é fundamental. Ou seja, identificar qual é o estágio maturacional do paciente.

Quando um profissional de saúde descobre a idade óssea de uma pessoa, isso significa que ele passa a conhecer seu grau de maturação dos ossos. Com a posse desses dados, é possível tomar decisões quanto a diversos procedimentos, já que se entende a previsão de quanto tempo ainda restará para que o paciente atinja o maior nível de maturidade óssea.

Quem acredita que a maturação esquelética (processo de desenvolvimento dos ossos) é igual à idade cronológica (anos de vida) está bem enganado. Essas duas instâncias podem ser diferentes, apontando às vezes para um perigo.

O desenvolvimento do ser humano pode ser complexo e apresentar desafios reais. Se você quer entender mais sobre o assunto, continue acompanhando este conteúdo!