Necrose pulpar: é grave? Veja como lidar com o problema!

A necrose pulpar é uma doença bucal que atinge milhares de pessoas todos os anos. Estamos falando de uma condição que afeta diretamente a saúde bucal dos pacientes e que, muitas vezes, é desconhecida pela maioria. Dentre as principais doenças bucais esta está entre as menos populares, em termos de conhecimento popular.

Pensando nisso, no conteúdo de hoje vamos apresentar as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura e tire todas suas dúvidas sobre necrose pulpar: saiba o que é, as causas, os sintomas e principais tratamentos. Além disso, veja também alguns cuidados necessários para prevenir a necrose pulpar.

Afinal, o que é necrose pulpar?

A necrose pulpar é uma doença bucal que atinge a polpa dentária tornando-a inativa. Ou seja, é a morte da polpa de um dente – parte dentária esta que deve estar em atividade, isto é, estar viva. Quando isso ocorre, conseguimos observar uma diferenciação na coloração do dente, do branco para uma cor mista entre roxo e cinza.

A necrose pulpar pode acontecer de diferentes formas e atingir os pacientes também de diversas maneiras. A necrose pulpar acontece quando a lesão atinge a parte mais ínfima de um dente, o que conhecemos como polpa.

Estamos falando de uma lesão na polpa dentária que a faz perder seu objetivo principal: manter a vitalidade de um dente e deixá-lo nutrido até o restante da vida do paciente. Além disso, são objetivos da polpa:

  • função sensorialresposta, por meio da sensibilidade, a estímulos causados por diferentes dores. Este é a função ligada ao sistema nervoso dental;
  • função defensivaresposta a agressões de cunho inflamatório;
  • função formadoraresponsável pelo desenvolvimento de um dente desde seu nascimento;
  • função nutritivaalém de desenvolver, a polpa dentária faz com que o dente permaneça com todos os nutrientes necessários.

Dessa forma, quando tratamos a necrose pulpar, estamos lidando justamente com a perda dessas funções em um dente e, para tanto, temos alguns possíveis tratamentos para reverter a situação. Falaremos mais sobre o assunto nos tópicos abaixo.

Causas – Quando ocorre a necrose pulpar?

Utilizando o conceito de necrose pulpar como sendo um processo inflamatório que atinge a região mais interna de um dente, podemos destacar as seguintes possíveis causas para a necrose pulpar:

  • acidentes;
  • traumas;
  • restaurações aprofundadas;
  • tratamento com coroas unitárias quando não há procedimento endodôntico;
  • cáries profundas e com desenvolvimento prolongado;
  • bruxismo;
  • periodontites;
  • irritações químicas, biológicas ou físicas.

Sintomas – Como acontece o diagnóstico?

Quando iniciado o processo de necrose pulpar, o paciente consegue sentir alguns sintomas que podem apontar para a doença. Por outro lado, somente com um bom e devido diagnóstico de um profissional é possível ter certeza sobre a condição que o paciente está submetido. Além disso, somente um profissional na área é capaz de indicar os próximos passos referentes ao tratamento da doença.

De maneira geral, o paciente com necrose pulpar apresenta:

  1. dificuldade ao mastigar;
  2. sensibilidade fora do normal em um único dente;
  3. em casos mais graves, podem aparecer edemas seguidos de febre;
  4. alteração na coloração dos dentes;
  5. fístulas – conexão anormal do vaso sanguíneo

Mas, novamente, estes são alguns dos possíveis sintomas que um paciente pode ter ao longo do processo. Na prática, são necessários alguns exames por parte dos profissionais para diagnosticar, com precisão, a necrose pulpar. Dessa forma, se você apresenta alguns dos sintomas listados, marque já sua consulta e mantenha sua saúde bucal em dia!

Também é importante destacar que, em casos mais avançados, a infecção pode atingir a corrente sanguínea do paciente e submetendo sua saúde gravemente.

Um exame comum que muitos profissionais utilizam é submeter um dente a testes de excesso ou falta de calor – dessa maneira, se o paciente tiver dores durante o processo, ou nenhuma resposta, estamos lidando, sim, com um caso de necrose pulpar. É neste teste, ainda, que o profissional entende se o caso tratado é ou não reversivo, para ambos os casos, os próximos passos são diferentes.

Tratamento – Alternativas para reverter a situação

Sobre o tratamento, há algumas possibilidades que deverão somente ser indicadas pelo seu dentista, de acordo com seu caso e nível de lesão. Um dos principais é o tratamento endodôntico, ou somente, endodontia. Este tratamento tem como objetivo remover a polpa do dente e, posterior a isso, limpar e preencher o restante do espaço.

Ele é indicado não somente para os casos de morte pulpar, mas para diversas outras condições inflamatórias, infeccionadas por parte da polpa do dente, ou quando este apresenta outras danificações. Além disso, o paciente também é submetido a alguns remédios indicados pelo dentista.

No tratamento, são considerados todas as regiões do dente necrosado. Em alguns diagnósticos, também podem ser observados que a necrose será uma questão de tempo e, dessa forma, o tratamento vem, também como uma prevenção. Para tanto, os processos para tratamentos são os seguintes:

  1. sessões únicas para dentes com polpa intacta;
  2. duas sessões com pasta hidróxido de cálcio.

Apesar dessas possibilidades de tratamento, ainda podemos considerar a prevenção como o melhor tratamento, para todos os casos. Manter a saúde bucal em dia é, sempre, a melhor resposta.

Cuidados necessários – Como prevenir a necrose pulpar?

Os cuidados necessários para prevenção da necrose pulpar estão relacionados com todos os cuidados necessários para todo mundo, em todos os casos, de modo a preservar a saúde bucal e manter a higiene em dia.

Entendido isso, confira os cuidados necessários para prevenir doenças bucais:

  • escovar os dentes ao menos três vezes por dia – opte sempre pelas escovas de dentes macias;
  • utilizar limpador de língua assim que acordar;
  • utilizar enxaguantes bucais duas vezes ao dia;
  • fio dental uma vez por dia;
  • visite um profissional a cada seis meses, mesmo sem sintomas diretos;
  • evite álcool em excesso e drogas;
  • mantenha uma alimentação saudável, tenha cuidado com alimentos com excesso de açúcar.

Agora que você já sabe tudo sobre a necrose pulpar, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos.

Nenhum comentário

Postar um comentário