Agenesia dentária, a falta de dentes: Saiba tudo sobre!

Apesar do nome causar um pouco de medo, a agenesia dentária tem uma definição bem simples: é a ausência de pelo menos um dente permanente. Entretanto, é importante mencionar que essa condição tem variações. Ou seja, ela pode afetar apenas um dente específico ou até mesmo atingir todos os dentes de uma arcada dentária! Pois é! Falaremos mais sobre isso em seguida, então continue a leitura e confira!

A nossa arcada dentária tem um padrão — isso você já sabe! No total, o conjunto de dentes devem somar 32 (16 na parte superior e 16 na inferior) – sem contar com a extração dos sisos. Em casos de sobra ou falta desse “número base”, é um possível indicativo de que alguma anomalia esteja relacionada ao paciente – em todos os casos, é fundamental agendar uma consulta com o seu dentista!

Quais as causas da Agenesia dentária?

De acordo com uma revisão de literatura publicada na UNINGÁ Review Journal, as causas da agenesia não estão completamente definidas. Isso porque, dependendo do tipo, a anomalia pode ser considerada rara, o que faz com que exista certa complexidade em encontrar casos para serem estudados e posteriormente tratados.

Entretanto, o estudo conseguiu indicar que entre as principais causas estão:

  • fatores nutricionais;
  • fatores traumáticos;
  • exposição à radiação;
  • infecções;
  • mudanças relacionadas à evolução;
  • Síndromes de Kabuki, Rieger e Down.

E, na maioria dos casos, a grande responsável pela agenesia dentária é a hereditariedade – isso mesmo: talvez os seus pais sejam os culpados!

Os 3 tipos de agenesia dentária

Atualmente, existem três categorias para a agenesia dentária, são elas:

  • Hipodontia: ocorre quando a agenesia afeta um dente ou mais.
  • Oligodontia: é estabelecida quando há falta de seis ou mais dentes, com exceção dos terceiros molares, popularmente conhecido como “o dente do juízo”.
  • Anodontia: desprovimento de todos os dentes da arcada dentária.

O primeiro caso é o mais normal. Já os dois últimos são os mais raros por serem condições consideradas severas e agressivas.

Como diagnosticar a agenesia dentária?

Normalmente, o paciente consegue identificar a anomalia, pois a falta de um dos dentes é algo perceptível. Entretanto, o ideal é realizar uma consulta com um dentista para confirmar. Uma vez que ele terá o conhecimento da área e saberá como prosseguir com o diagnóstico.

Após a visita ao profissional, é normal que ele solicite uma radiografia da região bucal, pois é esse o exame que comprovará o diagnóstico. Ao analisar as imagens geradas pelo Raio X, o profissional verá que, dependendo do caso, não existirá(ão) dente(s) para surgir, caracterizando, assim, uma das três possíveis categorias de agenesia dentária.

Agenesia dentária: quais são as consequências?

Na agenesia dentária, as consequências de ter menos dentes podem ser estéticas e funcionais. No primeiro caso, a inexistência dos dentes, dependendo da localização, pode impactar – e muito – na autoestima da pessoa afetada pela condição. Já para a parte funcional, algumas ações “básicas”, como a mastigação e a fala, podem ser prejudicadas.

Por essas razões, é fundamental atentar-se à agenesia dentária. A identificação tardia pode dificultar e minimizar as chances do tratamento ser efetivo.

A agenesia dentária tem tratamento?

Sim! A agenesia dentária tem tratamento!

Se você tem essa condição, pode ficar mais calmo, pois é possível contê-la. Entretanto, o tratamento pode ser longo, uma vez que os aparelhos ortodônticos levam tempo para agir. Apesar disso, eles são a primeira recomendação do dentista.

O aparelho ortodôntico fará com que dentes se posicionem corretamente, além disso, evitará que os dentes preencham espaços que não deveriam.

Entretanto, caso o aparelho ortodôntico não seja a melhor opção para o paciente, o cirurgião-dentista poderá recomendar opções mais rápidas, como a implantação dentária para suprir os espaços necessários.

Atenção com a limpeza

A higienização bucal é indispensável, mas para os casos de agenesia dentária é ainda mais. Isso porque os espaços possibilitam que as bactérias se armazenem entre os dentes e a gengiva. Portanto, é essencial que as pessoas que sofrem com essa condição tenham uma rotina de limpeza bucal muito bem estabelecida!

Agora que você já sabe tudo sobre agenesia dentária, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário