Qual a tonalidade ideal de um dente saudável?

Os tratamentos odontológicos estéticos conseguem modificar a coloração dos dentes, transformando o visual dos pacientes. Isso corresponde à necessidade de muitas pessoas que sonham com um sorriso perfeito.

Mas qual é a cor dos dentes ideal para cada um? Qual tonalidade indica que um sorriso é realmente saudável e natural? É preciso ter em mente que há variações de coloração de pessoa para pessoa e que um tom mais escuro nem sempre quer dizer falta de cuidados com a higiene ou maus hábitos.

Se você quer entender melhor sobre a cor dos dentes e como a Odontologia pode ajudar a transformar a estética do sorriso, acompanhe nosso post!

Qual é a cor de um dente saudável?

A cor de um dente saudável depende de cada pessoa. A coloração é uma característica genética e, por isso, vamos encontrar dentes saudáveis mais amarelados ou acinzentados sem que isso seja causado pela falta de limpeza, por exemplo.

Os dentistas trabalham com 4 graduações de cores para determinar a tonalidade ideal no momento de realizar os procedimentos. São elas:

  • A — marrom avermelhado;
  • B — amarelo avermelhado;
  • C — acinzentado;
  • D — cinza avermelhado.

Veja que não existe a tonalidade branca para a cor dos dentes, pois ela não é uma coloração natural de um sorriso. Dessa forma, quando você faz um tratamento estético — como o clareamento dental — o dentista clareia os dentes, modificando a tonalidade dentro do possível na graduação de cor natural do paciente.

Além disso, é importante entender que no mesmo dente também há variações de tonalidades. O que confere cor ao elemento dental é a camada chamada de dentina, já que o esmalte é transparente.

Assim, na ponta do dente (porção incisal) em que há mais esmalte, ele é mais claro. Já na parte próxima à gengiva (porção cervical), há mais dentina e, por isso, o dente é mais escuro nessa região.

Outra modificação é encontrada entre dentes do mesmo arco — os incisivos são mais claros e caninos mais escurecidos; já os pré-molares e molares estão em uma tonalidade intermediária.

O que altera a tonalidade dos dentes?

A cor dos dentes pode variar de pessoa para pessoa, mas ela também se altera por diversos fatores como citamos no post Dentes amarelados: saiba o que provoca a coloração e como evitar.

O que fazer para modificar a tonalidade do sorriso?

Veja como manter ou alterar a tonalidade dos seus dentes.

Higienização bucal adequada

Escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir, utilizando uma escova de cerdas macias, creme dental com flúor e fio dental, vai prevenir o aparecimento da placa bacteriana e tártaro.

Mudança de hábitos

Abandonar o cigarro e reduzir o consumo de alimentos pigmentados vai ajudar a manter uma tonalidade mais clara do sorriso.

Visitas regulares ao dentista

Fazer o check-up odontológico também é garantia de dentes mais claros. O tratamento preventivo com a profilaxia — aquela limpeza profissional — vai deixar os dentes mais limpos, brilhantes e polidos.

Clareamento dental

Para fazer uma transformação na cor dos dentes, o ideal é o clareamento. O procedimento é feito com uma moldeira de silicone e um gel à base de peróxido de hidrogênio. A substância realiza um processo químico de quebra das moléculas de pigmentos.

O procedimento com gel clareador pode ser feito no consultório ou em casa. No entanto, a recomendação é sempre contar com a supervisão do dentista. Assim, você garante segurança e um resultado extremamente natural.

Há, ainda, alternativas para o tratamento de clareamento no consultório, como uso da luz ultravioleta, ideal para pacientes mais suscetíveis à sensibilidade.

Facetas e lentes de contato dental

Para casos em que a coloração do dente não pode ser alterada com o clareamento dental, a indicação é o uso de laminados cerâmicos — como as facetas de porcelana e lentes de contato dental.

São revestimentos ultrafinos e resistentes, colados dente a dente, que vão clarear o sorriso e corrigir pequenas imperfeições de forma bastante natural.

Viu só como não existe uma tonalidade padrão de sorriso para todas as pessoas? A cor dos dentes pode variar bastante e — para que seu sorriso fique mais bonito — você pode realizar os procedimentos estéticos, como o clareamento dental e aplicação de laminados cerâmicos.

Nenhum comentário

Postar um comentário