Dentes amarelados: saiba o que provoca a coloração e como evitar

Uma característica capaz de afetar a estética e causar incômodo em muitas pessoas é o escurecimento do sorriso. Esse tipo de aparência pode provocar constrangimento social e comprometer a autoestima. Mas afinal de contas, quais são as principais causas de dentes amarelados?

Existem diversos fatores que removem o brilho e alteram a cor da dentição, sendo que a maioria está relacionada aos nossos costumes do cotidiano, como alimentação e higiene bucal ineficiente. Quer compreender melhor por que os dentes ficam amarelos e como prevenir o problema? Então continue lendo este conteúdo.

Quais são as principais causas de dentes amarelados?

Ter dentes brancos é sinônimo de juventude, mas quando eles perdem essa aparência é necessário considerar vários fatores que podem deixá-los mais escurecidos e sem vida.

Idade

A idade é um dos principais aspectos que alteram a coloração dos dentes. No entanto, é um processo inevitável, pois a dentição fica constantemente exposta a alimentos e a diferentes temperaturas ao longo do tempo, desgastando o esmalte — película mais externa do dente. Por consequência, esse quadro expõe a dentina — parte interna —, que tem um tom pálido e absorve os pigmentos de determinados alimentos mais facilmente.

Genética

A genética é outra causa a ser considerada. Alguns genes podem fazer com que algumas pessoas tenham naturalmente dentes mais amarelados do que as outras.

Em geral, essa condição é passada de pais para filhos, ou seja, ainda que a higiene bucal esteja em dia, nem sempre é possível evitar o problema — a não ser com procedimentos estéticos.

Cigarro

Fumar cigarro é um ato que acelera o escurecimento da dentição por causa da nicotina, o que é facilmente percebido devido ao aspecto desagradável no sorriso de fumantes assíduos. Logo, esse é mais um motivo para deixar de fumar, além de vários problemas que essa conduta causa à saúde.

Limpeza oral inadequada

A negligência com a higiene bucal também prejudica a tonalidade do sorriso. Quando a escovação é feita de maneira incompleta, a placa bacteriana permanece. Dessa forma, ela fica impregnada aos dentes e enrijece, provocando o tártaro, que causa o escurecimento dos dentes, além de aumentar as chances de desenvolver cárie, gengivite e mau hálito.

A falta de uso do fio dental também empalidece o sorriso, uma vez que os restos de comida não são removidos dos espaços em que a escova não chega — como os cantos entre os dentes e na superfície da gengiva.

Erosão dentária

Outro aspecto que merece destaque é a erosão dentária, que deteriora o esmalte dos dentes. A situação pode ser provocada por alterações internas, como o refluxo gástrico, no qual o ácido estomacal retorna à cavidade bucal e entra em contato com os dentes. Ou ainda ser proveniente de condições externas, como consumo excessivo de alimentos ácidos, utilização de escova com cerdas duras ou por conta de ranger os dentes involuntariamente (bruxismo).

Alimentação

Como mencionado acima, a alimentação desregrada tem um peso enorme no quesito amarelamento da dentição. Muitos nem notam, mas alguns alimentos e bebidas (naturais e industrializados) contêm substâncias que pigmentam os dentes. Os melhores exemplos são apresentados a seguir.

Café

O café é o campeão no escurecimento do sorriso por causa da sua cor escura. Isso ocorre pois alguns cantos dos dentes são bastante porosos, facilitando a absorção da pigmentação presente nessa bebida.

Chá

Por incrível que pareça, o chá pode ser mais nocivo do que o café, porque alguns tipos contêm uma substância chamada tanino, que é responsável pelo amarelamento dos dentes.

No entanto, vale ressaltar que grande parte dessas infusões são benéficas para o organismo, portanto, não vale a pena parar de tomá-las. O ideal é escolher os tipos que apresentam tons claros ou diluí-los com leite, além de escovar os dentes e/ou fazer um bochecho após a ingestão.

Molhos

Os molhos escuros — como os famosos shoyu, tarê e molho inglês —, usados como temperos, também causam problemas. O recomendado é evitar a frequência de consumo desses ingredientes na dieta. Uma regra básica diz que, se algo manchar o avental ou o tapete, ele também pode escurecer os dentes.

Além disso, existe o molho de tomate, que faz parte do cardápio diário de muita gente, mas é bom consumi-lo com moderação. Isso porque ele é bastante ácido, o que pode causar erosões e acelerar o amarelamento dos dentes.Felizmente existe um truque para diminuir a intensidade do molho na dentição. Basta mastigar primeiro um aperitivo de brócolis ou espinafre, pois esses alimentos formam uma película protetora em torno dos dentes.

Mirtilo

Os mirtilos (ou blueberries) fazem muito bem à saúde devido à sua alta concentração de antioxidantes. Contudo, por ter a casca azul escuro, eles podem causar manchas que são difíceis de remover.

A solução é enxaguar bem a boca logo após comer a fruta. Uma boa dica é escovar com um pouco de bicarbonato de sódio para garantir uma limpeza mais eficaz.

Beterraba

A beterraba contém dois pigmentos em alta concentração: a betacianina (roxo) e a betaxanatina (amarelo). Obviamente essa combinação pode prejudicar a aparência dos dentes, especialmente se for consumida em forma de suco.

Como é um alimento que não pode ficar de fora do cardápio, o ideal é fazer a higienização bucal em seguida para garantir um sorriso mais branco por mais tempo.

Vinho tinto

O vinho tinto apresenta resveratrol, que faz bem para a saúde cardiovascular, além de prevenir o câncer e o envelhecimento prematuro. No entanto, essa bebida não é tão amiga da sua dentição graças ao seu tom escuro. Por isso, beba com moderação e evite problemas.

Como tratar dentes amarelados de maneira eficaz?

É simples, basta fazer clareamento dentário — técnica que consiste no uso de produtos e procedimentos para branquear os dentes, sem que ocorra desgastes na superfície da arcada dentária.

Essa intervenção estética é mais rápida, segura e eficaz quando feita em uma clínica odontológica especializada. Isso porque, antes de tudo, é realizada uma limpeza profunda nos dentes. Em seguida, é aplicado um gel à base de peróxido de hidrogênio, que é ativado por meio de uma luz ultravioleta. O resultado é um efeito clarificador imediato. Nesse caso, podem ser necessárias algumas sessões para se obter o efeito desejado.

A outra opção está relacionada ao uso de um molde para branqueamento a fim de reduzir ou eliminar o amarelo dos dentes. O diferencial é que esse tratamento pode ser feito em casa, podendo ser monitorado pelo dentista.

Com as informações abordadas ao longo deste post, você aprendeu um pouco mais sobre dentes amarelados e como evitar o problema. O segredo está em desenvolver hábitos saudáveis durante o dia a dia e procurar ajuda profissional quando for necessário.

Se você gostou deste post continue nos acompanhando, toda semana temos conteúdos novos para você!

Nenhum comentário

Postar um comentário