A odontologia digital permite que sistemas como os scanners, tomografia computadorizada e softwares que digitalizam as imagens da cavidade bucal, não apenas facilitem o trabalho de dentistas e protéticos, mas também eliminem o desconforto dos pacientes, antes sentido com os métodos convencionais.

Os exames por imagem em Odontologia são indicados somente em pacientes com indicação clínica. As informações provenientes dos exames por imagem complementam os dados clínicos para a conclusão do diagnóstico e auxiliam a elaborar o plano de tratamento. Sendo assim, quando corretamente indicadas, os pacientes são os maiores beneficiados.

Os raios-x são usados ​​na odontologia pediátrica por vários motivos e são considerados ferramentas de diagnóstico valiosas. A radiografia é o tipo de processo de imagem médica usada na odontologia para diagnosticar possíveis males e doenças nos dentes.

Já pensou o que seria da odontologia sem os raios X? Provavelmente os dentistas ainda estariam extraindo dentes viáveis como forma de poupar os pacientes de sentir (mais) dor. Felizmente, a possibilidade de diagnósticos mais precisos – que o advento dos exames de imagem trouxe – mudou radicalmente os rumos da Odontologia pra muito, MUITO melhor.