O que não usar ao realizar uma radiografia odontológica?

Sempre que se vai fazer uma radiografia odontológica, a pessoa é orientada a não ir com alguns tipos de objetos ou retirá-los na hora. Se você for dentista e solicitar um exame radiológico ao seu paciente, já o informe com antecedência, sobre os cuidados necessários antes do procedimento.

Relembre quais são os objetos não permitidos em um radiografia odontológica:

Se a radiografia solicitada for uma panorâmica ou uma telerradiografia, o paciente deve retirar óculos, adornos, correntes, piercings, brincos e prendedores de cabelo que tenham metal.

Para as radiografias menores, como as periapicais, o paciente só precisa retirar piercings e adornos que estiverem na região bucal ou no nariz. Os brincos são permitidos nesse caso.

Se o paciente possuir próteses removíveis, elas também devem ser retiradas, para não interferir na imagem do exame e dificultar o diagnóstico.

Quando se faz radiografia com estes objetos, imagens radiopacas (brancas), se formam em certas regiões que podem atrapalhar o diagnóstico e o laudo radiográfico. Pois estas imagens, também conhecidas como “fantasmas” podem surgir justamente em cima de estruturas que podem conter alguma patologia, portanto, mascarando-as.

Por isso sempre lembre seu paciente desses cuidados, assim ele já estará preparado para a realização do exame, tendo uma maior agilidade em todo o procedimento.

Nenhum comentário

Postar um comentário