Entenda agora mesmo o que é odontologia digital

A odontologia digital permite que sistemas como os scanners, tomografia computadorizada e softwares que digitalizam as imagens da cavidade bucal, não apenas facilitem o trabalho de dentistas e protéticos, mas também eliminem o desconforto dos pacientes, antes sentido com os métodos convencionais.

Dessa forma, com a maior precisão do prognóstico, as decisões clínicas se tornaram mais fidedignas e a confiança em determinar o grau de durabilidade funcional e estética de um método também é maior. Ficou interessado em saber como essa tecnologia funciona no campo odontológico? Então, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é odontologia digital?

A odontologia digital se refere ao uso de diversas tecnologias que, aplicadas aos tratamentos odontológicos, tornam os procedimentos mais seguros, eficazes, indolores e rápidos, além de mais acessíveis.

Quais os benefícios dessa tecnologia?

A tecnologia digital permite o trabalho de forma integrada. Nesse contexto, é possível — mesmo de forma atemporal — que vários especialistas planejem o tratamento do paciente, o que permite maior sucesso do procedimento e, consequentemente, satisfação dos clientes. Além dessas já mencionadas, você conhecerá outras vantagens a seguir. Acompanhe!

Aumento da precisão e menores chances de erro

A odontologia digital diminui a possibilidade de erros à medida que a imagem da boca é mais fiel e permite maior nitidez na análise. Assim, há maior precisão na programação e conclusão dos processos odontológicos, o que diminui as chances de erro.

Ausência de incômodos

A odontologia digital possibilita tratamentos cada vez menos invasivos. Exemplo disso é a cirurgia guiada, em que não é necessário cortes na boca, nem pontos, e o pós-operatório é menos complicado.

O produto usado para moldar a arcada, um implante ou uma contenção é inconveniente, incômodo e pode causar engasgos e sensibilidade nos dentes. Com a tecnologia esse procedimento é feito por meio de um scanner e isso diminui o desconforto do paciente.

Redução no tempo de espera

No método convencional, a depender do que é feito, o término do tratamento pode durar dias ou semanas. Na produção de moldes e de peças odontológicas, por exemplo, é necessário um tempo de espera, porém, na odontologia digital, usa-se a impressora 3D ou a fresadora — máquina que esculpe o material desejado a partir de cerâmica, resina ou outro material.

O uso de softwares específicos para o planejamento permite que facetas de porcelana e lentes de contato sejam concluídas em duas ou três sessões.

Restauração na cor exata

A diferença entre a cor de uma restauração e de um dente natural observada na técnica convencional deixa de existir com o processo digital. O software captura a cor exata do dente e, dessa forma, a prótese é confeccionada na mesma tonalidade do restante do sorriso.

Simulação do tratamento e do resultado

Com a tecnologia digital, o dentista tem mais recursos para identificar qual é a melhor estratégia a ser utilizada em cada caso.  Por meio dos softwares, é possível simular como o tratamento será feito e como ficará o resultado.

Ademais, o paciente pode visualizar como será o procedimento e como ficarão os seus dentes após a terapêutica, o que garante maior segurança, uma vez que ele tem a chance de acompanhar de perto todo o planejamento de seu tratamento.

Dessa forma, o conhecimento da disfunção principal e os exames diagnósticos bem realizados são importantes na decisão da melhor terapia e no sucesso do resultado.

Perceba então que a odontologia digital permite a previsibilidade do tratamento de forma precisa. No entanto, para que o procedimento seja eficaz, é importante contar com profissionais experientes, visto que a correta terapia requer conhecimento específico por parte do dentista.

Fonte: blog.vitalimplantes.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário