Afinal, flúor na água faz bem ou mal?

A adição de flúor na água potável, um processo chamado de fluoretação, é uma ação que reduz em até 65% a ocorrência de cárie, desde que a população seja exposta à substância desde o nascimento e por um período de, pelo menos, uma década. A medida tem eficácia comprovada cientificamente, além de ser segura para as pessoas e econômica para o governo, de acordo com este levantamento da Fundação Nacional da Saúde.

Pensando nisso, no conteúdo de hoje vamos mostrar quando a fluoretação teve início no Brasil e explicar por que esse elemento, um mineral encontrado em larga escala na crosta terrestre, passou a ser adicionado à água das cidades brasileiras. Ao final, o texto informa, ainda, como o flúor evita problemas na boca e por que é importante cuidar da saúde oral.

Quando o flúor na água passou a ser utilizado no Brasil?

É verdade que a fluoretação da água é um fator fundamental para o declínio de cárie dentária na população. No entanto, você deve estar se perguntando, agora, quando a medida foi adotada no Brasil, certo?

A primeira experiência brasileira de adição de flúor na água para consumo humano ocorreu em Baixo Guandu, no Espírito Santo, em 1958. Já o Programa Nacional de Fluoretação passou a ser válido em 1974 com a regulamentação da Lei Federal nº 6.050, tornando essa medida obrigatória em todo o território.

Por que o flúor passou a ser adicionado à água?

Atualmente, a fluoretação da água representa uma das principais medidas de saúde pública para controlar problemas associados à proliferação de bactérias na boca, como a formação de placa, tártaro e cárie na cavidade oral.

Esses micro-organismos alimentam-se de restos de comida presos à dentição e produzem um ácido que, em um primeiro momento, destrói a superfície dentária. Caso o problema seja negligenciado, as bactérias podem danificar, inclusive, a parte interna do dente, levando à perda total.

Como o flúor pode evitar problemas bucais?

Não é à toa que o flúor passou a ser diluído na água potável em países como o Brasil. O motivo é que essa substância atua no processo constante de mineralização e remineralização dos elementos dentários, sendo uma arma poderosa contra a proliferação de bactérias na boca. Igualmente, o elemento químico tem um efeito antienzimático, o que reduz a capacidade de reprodução bacteriana nessa região do nosso organismo.

Por que é preciso cuidar da saúde bucal?

Para responder à questão, é necessário saber, em primeiro lugar, que a boca é responsável por funções vitais para o corpo humano, como a respiração, a alimentação e a comunicação. Mas, a todo momento, micro-organismos presentes na placa dentária podem comprometer os dentes e os tecidos bucais, levando a infecções bacterianas e fúngicas na cavidade.

Portanto, para não comprometer a estética e as funções do sorriso, é necessário manter os cuidados diários com a dentição, escovando e usando fio dental diariamente, além de visitar o consultório do dentista a cada 6 meses, para verificar se a saúde bucal está em dia.

Neste conteúdo, você percebeu por que o flúor na água é uma importante medida de saúde pública no Brasil, onde a fluoretação ocorre obrigatoriamente desde os anos 1970. No entanto, para manter o sorriso harmônico, é preciso higienizar a boca constantemente, evitando que restos de alimento na dentição provoquem proliferação de bactérias no local.

Continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário