O aparelho ortodôntico deixa os dentes moles?

Está com a sensação de dentes moles? Cuidado, eles podem indicar algum problema dentário. Logo, devem ser observados com atenção por algum dentista. Aliás, o não comparecimento ao consultório odontológico para o diagnóstico e o tratamento adequados leva à perda da dentição de muitos pacientes.

É preciso destacar que a ausência dos dentes, além de ser uma questão estética que afeta a autoestima e prejudica as relações, causa prejuízos funcionais, como de mastigação e fala. Portanto, procure um profissional antes que a situação chegue a esse ponto.

Mas e quem usa aparelho ortodôntico e tem a mesma sensação? Deve se preocupar? No post de hoje, vamos explicar as principais causas dos dentes moles e sua relação com o uso de dispositivo dentário. Continue a leitura e confira!

Causas dos dentes moles

As causas dos dentes moles na fase adulta são variadas. Um exemplo é a periodontite, doença ocasionada pelo acúmulo de microrganismos, seguido da formação de placa bacteriana, o que afeta a gengiva e o osso dentário. A perda óssea é o que leva ao amolecimento e à queda dos dentes, se não houver tratamento.

Quem sofre de bruxismo, ou seja, ranger dos dentes que causa desgaste e pode atingir as raízes periodontais, também pode ser acometido pelo amolecimento da dentição. Sendo assim, o distúrbio precisa ser tratado, conforme as necessidades de cada paciente, evitando, assim, o risco de culminar na mudança de posição ou queda dos dentes.

Outra causa são os traumas decorrentes de pancadas, tombos ou acidentes. Afinal, o choque na região da boca pode afetar os ligamentos periodontais que mantêm suas raízes intactas. Em uma situação como essa, é aconselhado uma avaliação minuciosa de um profissional para averiguar se a estrutura bucal foi comprometida.

Relação entre dentes moles e aparelho ortodôntico

Afinal, o uso de aparelho ortodôntico também provoca o amolecimento dos dentes? Na verdade, a sensação de dentes amolecidos acontece porque o dispositivo faz uma parte da raiz dentária comprimir o osso, enquanto outra porção o traciona por meio das fibras do ligamento periodontal.

Há o aumento do fluxo sanguíneo na área, resultando em um ligamento espesso e também em uma sensibilidade maior — daí, o incômodo sentido por muitos pacientes. A forma do osso em torno do dente é, da mesma maneira, alterada, um processo fundamental para que ele mude de lugar, alcançando a posição almejada.

Entretanto, a sensação de desconforto costuma ser transitória, já que o ligamento se reorganiza e uma estrutura óssea nova se forma à medida que o dente se movimenta. Logo, não é preciso se preocupar com a queda da dentição, pois isso não vai acontecer. Tal processo é natural em quem usa aparelho dentário.

Agora você sabe por que o aparelho ortodôntico causa a sensação de ter os dentes moles. Como vimos, não há razões para se preocupar, uma vez que ela é provocada pela movimentação da dentição, necessária para que alcance a posição almejada. Em caso de dúvidas, procure por um consultório odontológico, a fim de evitar problemas e manter seus dentes bonitos e saudáveis.

Continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário