O que é seringa tríplice, para que serve e como fazer sua manutenção

Indicada para procedimentos odontológicos que necessitam de profilaxia apropriada, a seringa tríplice é um acessório de fácil manuseio considerado obrigatório em qualquer consultório.

De modo geral, ela é utilizada para recursos de limpeza, secagem durante o tratamento dentário, irrigação, umedecimento, assepsia e até mesmo antes de uma restauração.

Quer saber mais sobre como funciona a seringa tríplice? Então continue a leitura e confira!

O que é a seringa tríplice?

A seringa tríplice é um acessório utilizado por dentistas que proporciona jatos de ar ou água. Ela é de uso obrigatório em todo consultório odontológico.

Como ela é constantemente utilizada, deve ser produzida em matéria-prima de excelente qualidade, de acordo com as determinações da legislação vigente no país.

É importante destacar que ela não apresenta nenhum risco ao paciente e tampouco ao profissional.

Para que serve a seringa tríplice?

A seringa tríplice possui jatos de ar e água independentes. Isso permite que o dentista provoque jatos de ar totalmente secos. Sendo assim, pode ser usada em procedimentos odontológicos intra ou extraoral.

É possível dizer que o equipamento serve para:

  • A limpeza e secagem de um tratamento dentário, utilizada antes da restauração;
  • Irrigação e umedecimento, que pode ser através de ar, água ou até mesmo uma combinação de ambos.

Como funciona a seringa tríplice?

Para o uso correto da seringa tríplice, é necessário acoplar as mangueiras de ar e água do equipamento aos terminais correspondentes da cabeça da seringa.

Uma vez que tudo estiver instalado, o funcionamento acaba sendo automático, por meio do acionamento dos botões, que faz com que ar e água somente sejam liberados quando o dentista pressionar determinado botão.

Tanto o ar quanto a água devem ser previamente filtrados a fim de evitar a perda da sua capacidade operacional e impedir que impurezas entupam o canal.

Como limpar a seringa tríplice?

É essencial que o dentista verifique diariamente a limpeza da seringa tríplice a fim de manter o bico de passagens de ar e água livre de sujeiras que possam causar o entupimento. Caso a passagem esteja obstruída, é possível remover a sujeira com uma agulha.

Basicamente, o processo de limpeza do equipamento consiste em:

  1. Retirar a ponteira da seringa, após cada tratamento, e colocar para esterilizar por 20 minutos em autoclave a vapor até 135°C;
  2. Antes de começar um novo tratamento, recolocar a ponteira e acionar a tecla de ar por alguns segundos;
  3. Limpar a parte externa, ao final de cada tratamento, com álcool 70% ou outro tipo de desinfetante que não seja a base de cloro ou ácido amoniacal;
  4. Lubrificar os anéis de borracha que ficam dentro da ponteira, uma vez por semana, com vaselina líquida.

É importante destacar que, mesmo com todos esses cuidados, a seringa tríplice não está livre de problemas.

Como consertar seringa tríplice?

Como citado acima, mesmo que o dentista utilize a seringa tríplice com todo cuidado, ela pode necessitar de conserto. Isso porque pode haver vazamento tanto de ar quanto de água.

Existem três tipos de vazamento de ar:

  • Seringa tríplice vazando sem acionar o botão de ar: significa que os anéis já estão comprometidos, ou seja, ressecados, danificados ou gastos, permitindo a passagem de ar mesmo quando não é necessário. Neste caso, o vazamento se dá pela ponteira.
  • Vazamento de ar ao acionar o botão: quando isso acontece, significa que o anel superior pode estar danificado, também deixando passar ar quando não é preciso.
  • Vazamento de ar pela mangueira dentro do manípulo: quando o dentista percebe um barulho de ar, provavelmente há um furo ou corte na mangueira ou que a mesma não esteja corretamente fixada com o anel de pressão. Neste caso, é necessário averiguar a necessidade de retirar o manípulo da seringa ou trocar o anel de pressão.

Independentemente do tipo de vazamento, é necessário trocar os anéis do botão ou trocar o botão inteiro.

Também é possível que haja o vazamento de água. Assim como o vazamento de ar, ele pode ocorrer:

  • Vazamento de água mesmo sem acionar o botão;
  • Vazamento de água somente com o botão acionado;

Esses tipos de vazamentos também podem ser solucionados com reparos e substituições nos botões de acionamento.

Conclusão

Como você pode perceber, a seringa tríplice é de uso obrigatório nos consultórios. Sem ela, o dentista não consegue realizar o seu trabalho com excelência e praticidade.

Contudo, é necessário muito cuidado ao manuseá-la e também com o quesito limpeza, uma vez que ela pode ser estragada com o excesso de impurezas.

Normalmente, o conserto da seringa tríplice é relativamente simples, porém é fundamental que ele seja realizado por um profissional da área.

Agora que você já sabe o que é seringa tríplice, para que serve e como fazer sua manutenção, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário