Infiltração no dente: causas, consequências e tratamentos

A infiltração no dente é um problema que está diretamente ligado com os procedimentos de restaurações e que acontece quando há um espaço entre o material de selagem da obturação e o dente. Esse espaço fica passível à ação de bactérias e quaisquer fluidos bucais. As pessoas com infiltração nos dentes acabam sofrendo de sensibilidade e, com o tempo, podem ter cáries.

É muito comum, inclusive, que as pessoas confundam a infiltração com uma cárie em si ou com outros problemas, por isso, a consulta com um dentista é necessária na maioria das vezes.

Conhecer as causas e conseguir diagnosticar a infiltração no dente te ajudará a entender o seu caso e identificar, da melhor forma, quando procurar um profissional. Para isso, selecionamos as principais informações sobre o assunto, com as causas, consequências e os principais tratamentos para infiltração nos dentes.

O que causa a infiltração no dente?

Como adiantamos no início do conteúdo, a causa principal para infiltração no dente é a existência de um espaço entre o material de restauração – amálgama, porcelana, resina ou outra selagem – e o dente. Isso implica na ausência de culpa por parte do paciente. Portanto, o dentista que não fizer a selagem correta dos dentes do paciente no tratamento de obturação pode ser o agente causador dessa infiltração.

Obturações antigas, inclusive, também podem causar a infiltração nos dentes. Isso porque, dependendo do material de restauração, elas podem durar de 3 a 10 anos até começar a degastar.

Trata-se apenas de um desgaste natural desse material, causado por fatores biológicos, químicos ou físicos. Dentre as principais causas do desgaste no material de restauração, destacamos:

  • Bruxismo;
  • Dentes muito juntou ou apertados;
  • Má higienização dos dentes;
  • Dentes com materiais diferentes de restauração – resina e porcelana.

Os cuidados necessários para evitar este desgaste vão desde a atenção à higienização bucal diária quanto a visita regular ao dentista. Além disso, evitar o consumo exagerado de bebidas e comidas ácidas também são cuidados importantes para tomar.

Quais as consequências da infiltração nos dentes?

O principal risco para os pacientes que não tratam a infiltração no dente é sofrer de sensibilidade, podendo evoluir para cáries e os problemas desencadeados por estas, tais quais:

  • Endocardite;
  • Infecção na polpa do dente;
  • Inflamação ou infecção gengival.

Melhores tratamentos para infiltração de dente

Antes de falarmos sobre os possíveis e melhores tratamentos, é preciso saber diagnosticar os sintomas de dentes infiltrados. De maneira geral, a sensibilidade e dor são os primeiros e principais sintomas da infiltração – especialmente em contato com alimentos frios, quentes e ácidos.

Apesar disso, esses dois sintomas também são comuns a outras doenças bucais, portanto, para ter um diagnóstico preciso é necessário visitar um profissional capacitado e com habilidade suficiente para propor e corrigir seus problemas.

Os tratamentos relacionados a infiltração no dente podem envolver tanto a medicação para dores e sensibilidades nos dentes, até mesmo a realização de novas restaurações. Nos casos mais avançados em decorrência de outros agravantes, os melhores tratamentos serão o tratamento de canal, extração dentária e implantes/próteses fixas.

Como aliviar dor de dente infiltrado?

Para quem começou a sentir os primeiros sintomas, é imprescindível visitar um dentista, pois só ele será capaz de recomendar com precisão os próximos passos. Apesar disso, se a dor for muita, você pode optar por medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos ou analgésicos como forma de aliviar as dores até o momento da sua consulta.

Lembre-se que esses medicamentos também necessitam de prescrição médica. Além disso, a aplicação de gelo no local também pode ajudar a diminuir a dor nos dentes.

Diferença entre cárie e infiltração

A cárie é um processo evolutivo da infiltração, enquanto esta ainda é o problema inicial. De maneira geral, é certo dizer que nem toda cárie é proveniente de uma infiltração, mas toda infiltração dentária pode acarretar em cáries e nos problemas evolutivos dela, como já mencionamos anteriormente.

A infiltração no dente é uma condição comum, especialmente para os pacientes com muitas restaurações. Há alguns cuidados que podem ajudar a evitar a infiltração, mas não são determinantes. Boa higiene bucal, evitar consumir comidas e bebidas ácidas e visitar regularmente o dentista, são alguns cuidados que você pode ter.

A visita ao dentista é o primeiro – e essencial – passo para impedir a evolução dessa condição, dessa maneira, assim que observados os primeiros sintomas, marque uma consulta de imediato.

Além disso, a realização de tratamentos com profissionais capacitados também é determinante para evitar essa condição, uma vez que o tratamento de obturação mal feita pode facilitar o desenvolvimento da infiltração.

Agora que você já conhece as causas, consequências e tratamentos para infiltração no dente, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário