Bruxismo infantil: entenda o que é, quais as causas e tratamentos

O bruxismo pode ser definido como uma atividade parafuncional que inclui o apertamento ou ranger dos dentes, podendo acometer pessoas de todas as idades e isso inclui as crianças.

Nas crianças, os odontopediatras afirmam que ranger os dentes é comum até os seis anos de idade, já que a boca está aos poucos crescendo e acomodando os novos dentes. No entanto, o hábito deve ser observado e analisado por um especialista, já que além da consequência para a boca e os dentes, o bruxismo também pode ser um reflexo de problemas emocionais.

Causas do bruxismo

O bruxismo infantil pode ser causado por ansiedade e estresse decorrentes de diferentes situações às quais a criança é exposta: como uma rotina muito agitada ou uma mudança de rotina, como a chegada de um irmão, a separação dos pais ou uma mudança de escola, por exemplo.

Além dos motivos emocionais, o bruxismo infantil também pode estar relacionado a diferentes problemas físicos, seja a má oclusão, ou mordida desalinhada, que pode ser provocada pelo uso excessivo de chupeta ou mamadeira, por exemplo, problemas de respiração como asma ou rinite, deficiências nutricionais ou até fatores hereditários.

Tratamento

O bruxismo infantil pode ser tratado da mesma forma que o bruxismo em adultos, com a placa de bruxismo como alternativa para minimizar o atrito entre os dentes superiores e inferiores. No entanto, a placa também pode interferir no desenvolvimento correto dos dentes da criança.

Se o problema estiver relacionado ao alinhamento dos dentes ou à estrutura bucal, é possível que seja necessário algum tipo de tratamento ortodôntico, como a colocação de aparelho.

Existem também algumas maneiras de tentar prevenir ou ao menos minimizar o bruxismo em crianças. Incentivar a mastigação desde pequenos é uma delas. Do lado emocional, tentar estabelecer uma rotina de atividades que não seja pesada para a criança pode ajudar. Estabelecer um ambiente tranquilo na hora de dormir também pode ser efetivo para diminuir a tensão da criança e evitar o bruxismo.

De qualquer forma, a melhor maneira de saber o tratamento ideal para cada caso é consultar um especialista.

É possível evitar o surgimento desse problema?

Existem alguns cuidados que podem ajudar a prevenir o bruxismo infantil, como:

  • evitar que a criança mastigue chicletes em excesso ou morda objetos muito duros, como pontas de canetas;
  • incluir exercícios físicos na rotina infantil para aliviar a tensão;
  • investir em técnicas de respiração e relaxamento;
  • ensinar a criança a lidar com as emoções;
  • permitir que os pequenos tenham atividades prazerosas;
  • criar uma rotina relaxante para o sono com luzes baixas, aromas terapêuticos e músicas calmas antes da criança dormir.

O bruxismo infantil pode comprometer a saúde bucal das crianças, mas, com a observação constante dos pequenos, é possível minimizar o problema. Por isso, não deixe de procurar um profissional especializado assim que surgirem os primeiros sintomas do problema.

Agora que você já sabe o que é bruxismo infantil, quais as causas e tratamentos, continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário