Conheça o aparelho ortodôntico Invisalign para crianças

Já ouviu falar no aparelho ortodôntico Invisalign? É um modelo removível criado para posicionar adequadamente os dentes e as arcadas. Evidências clínicas e científicas comprovam que ele é eficaz para as crianças. Aliás, os resultados são muito previsíveis, conforme o planejamento feito pelo dentista.

Além de transparentes, esses alinhadores são bastante finos — têm aproximadamente 0,7 mm de espessura. Vale destacar ainda que o aparelho Invisalign para crianças vem com um marcador de uso. Assim, tanto os pais como o dentista sabem se o paciente o está utilizando pelo período necessário.

Neste post, vamos explicar para quem o Invisalign é recomendado, quais problemas ele corrige, como é o tratamento com esse tipo de aparelho e quais são suas principais vantagens. Acompanhe!

Para quem o aparelho ortodôntico Invisalign é indicado?

Crianças a partir de seis anos podem utilizar o aparelho ortodôntico Invisalign First, feito especialmente para esse público. É nessa faixa etária que os dentes de leite passam a ser substituídos pelos permanentes, então é importante que haja espaço suficiente para que eles se desenvolvam de forma adequada.

O tratamento ortodôntico em crianças costuma ser recomendado quando problemas dentários relacionados ao tamanho e à posição da arcada e ao desalinhamento dos dentes tendem a piorar com o passar dos anos. Tais condições podem ser solucionadas com o uso do aparelho Invisalign, que traz excelentes resultados.

Quais problemas dentários são corrigidos?

O aparelho ortodôntico Invisalign corrige os seguintes problemas:

  • diastemas e apinhamentos;
  • expansão;
  • desalinhamento estético;
  • dentes mal posicionados ou exageradamente para frente;
  • alteração na arcada dentária, o que compromete o crescimento da dentição.

Como é feito o tratamento com o Invisalign para crianças?

O tratamento com o Invisalign é dividido em etapas que duram, em média, uma semana cada. Nesse intervalo, a criança precisa utilizar um conjunto de alinhadores, que provocam uma leve pressão sobre os dentes. Em seguida, outra moldeira deve ser usada, e assim sucessivamente, até o término do tratamento.

Os moldes são confeccionados a partir do escaneamento da boca do paciente. Além disso, é feita uma análise radiográfica dos dentes e do esqueleto facial. Com um planejamento cauteloso e integralmente digital, o dentista consegue prever os avanços em cada fase do processo antes mesmo de iniciá-lo.

Quais são as vantagens do aparelho Invisalign?

Entre as vantagens do aparelho ortodôntico Invisalign, vale apontar:

  • a previsibilidade dos resultados;
  • a rapidez dos avanços — é possível notá-los em poucas semanas de tratamento;
  • o conforto, já que o modelo não causa dor e deve ser retirado na hora de comer e da escovação;
  • a discrição, pois ele é transparente e dispensa o uso de fio, bráquetes e borrachinhas.

Pronto! Se o seu filho precisar corrigir o mau posicionamento dos dentes ou alguma alteração na arcada, veja com o dentista a possibilidade de usar o aparelho ortodôntico Invisalign. Sem dúvida, ele é bastante vantajoso e favorece a adesão das crianças ao tratamento.

Continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário