É preciso realizar uma tomografia para fazer um implante dentário?

Provavelmente, você já ouviu dizer que é necessário fazer tomografia para analisar regiões do corpo, como o crânio e o tórax. Mas sabia que esse procedimento também pode ser utilizado para a odontologia? Trata-se da tomografia para implante dentário.

Essa tecnologia serve, dentre outras razões, para averiguar os dentes e, principalmente, viabilizar o procedimento de implante dentário. É fundamental para realizar tanto simulações para o pré-cirúrgico, assim como para identificar a realidade da estrutura óssea presente.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Leia este conteúdo e conheça o que é tomografia, em termos técnicos, e quais são as vantagens dessa tecnologia para a implantodontia. Confira!

Como funciona a tomografia para implante dentário?

A tomografia é um dispositivo tecnológico não invasivo, que tem como objetivo examinar as estruturas do corpo em três dimensões. Ela permite que o profissional enxergue todas as estruturas em camadas, em especial os tecidos mineralizados, que são bastante importantes para os procedimentos de implantodontia.

Muitos pacientes têm dúvidas sobre a possibilidade de a tomografia fazer mal para a saúde, devido à emissão de radiação. Essa preocupação poderia ser relevante quando do estágio inicial do desenvolvimento da tomografia. Isso porque essa tecnologia, inicialmente, utilizava um feixe de luz em forma de leque. Esse modelo de tomografia reproduzia imagens em cortes que eram divididos de forma empilhada, para serem reconstruídos no computador, formando uma imagem em três dimensões.

Mas esse tipo de tomografia tinha a desvantagem de emitir uma alta dose de radiação ao paciente, pois ela foi desenvolvida para ser aplicada no corpo inteiro. Hoje em dia, a tomografia computadorizada pode ser subdividida em várias partes do corpo — por exemplo, na região dentomaxilofacial, onde é fundamental para subsidiar o planejamento do implante dentário.

A tomografia computadorizada, atualmente, utiliza feixe cônico que produz uma imagem em formato de cilindro, semelhante aos aparelhos de raio-x que produzem radiografias panorâmicas. Na prática, ela ocorre num escaneamento em 360 graus da região do rosto do paciente. Toda a imagem captada é enviada a um computador, que constrói automaticamente as imagens em 2D ou 3D e elimina as estruturas indesejadas para o planejamento do implante.

Quais são os benefícios de utilizar a tomografia para implante dentário?

Essa tecnologia é muito relevante para fazer a localização de estruturas e construir imagens com alto nível de precisão. Além disso, a tecnologia da tomografia para implante dentário auxilia bastante os profissionais da odontologia a realizarem todo o planejamento de forma mais assertiva. Vamos conferir, a seguir, outras vantagens.

Visualização de estruturas anatômicas

A tomografia oferece a incrível vantagem de visualizar estruturas anatômicas em três dimensões. Dessa maneira, o profissional que vai realizar o implante consegue compreender como estão organizados os tecidos da arcada dentária do paciente e o melhor implante para ser adaptado àquela situação.

Outro benefício é que a tomografia ajuda a eliminar a sobreposição de imagens. Isso quer dizer que essa tecnologia não deixa que haja confusão entre o posicionamento de cada uma das áreas do rosto.

Ainda é importante destacar que a tomografia consegue identificar o nível de reabsorção óssea em cada área da boca. Em comparação com a radiografia tradicional, a tomografia não produz ruídos ou distorções provenientes de interferências eletrônicas e eventos aleatórios. É viável obter imagens de alta qualidade e a visualização das estruturas de maneira facilitada.

Cortes precisos

A tomografia produz imagens que possibilitam que o profissional realize os cortes precisos na região do osso alveolar. Além disso, ela viabiliza fazer a mensuração da altura e espessura do tecido, tirar as medidas entre o osso e as estruturas adjacentes, como a fossa nasal e os nervos. Sendo assim, é realizado um retrato mais fiel da arcada do paciente, ajudando consideravelmente nos guias cirúrgicos.

Interação com outros formatos digitais

As imagens produzidas pela tomografia podem ser integradas a outros formatos de arquivos digitais. Por exemplo, as fotografias em 3D e outros modelos digitais podem servir de parâmetro para que o implantodontista observe informações até então não disponibilizadas com as radiografias tradicionais.

Simulação da cirurgia de implante dentário

Uma das maneiras de se conseguir ter sucesso em procedimentos muito complexos, como o implante dentário, é fazer uma simulação. Por meio desse processo, é possível testar novas técnicas e avaliar estratégias antes de efetivamente realizar a cirurgia. Nesse sentido, a tomografia permite realizar esse tipo de procedimento por meio de softwares inteligentes, que fazem com que o implantodontista tenha acesso a inúmeras possibilidades de simulação virtual. Com isso, o risco de cometer erros é bastante reduzido.

Redução de complicações

O exame feito em tomografia pode evitar problemas decorrentes da cirurgia de implante dentário. Um deles são as parestesias provocadas pela perfuração do osso cortical, que é atingido pelo nervo alveolar inferior. Também, a tomografia ajuda a evitar o mau posicionamento do implante no invólucro alveolar. Ainda é importante destacar que ela previne que o implante seja colocado em uma região sem volume de ósseo suficiente.

Mais conforto para o paciente

A tomografia é um exame rápido, não invasivo e dividido em várias etapas. Por isso, é um procedimento que traz mais conforto para o paciente. Mas é importante salientar que o preparo para esse exame requer alguns cuidados. Por exemplo, quando é necessário usar uma substância que dá contraste às imagens, o paciente necessita ficar de jejum antes do exame, geralmente pelo tempo de 8 horas.

O paciente, no momento do exame, tem que retirar objetos, como joias e acessórios que contêm metal. Também é fundamental evitar roupas com botões e zíperes. Após o exame da tomografia, não há necessidade de tomar nenhum cuidado específico, e ele pode voltar às suas atividades rotineiras.

Essas foram algumas informações sobre a tomografia para implante dentário. É importante destacar que ela deve ser feita por um profissional especializado. Assim, será possível que sejam colhidas as imagens corretas. Além disso, com ajuda de um profissional, o paciente tem chances reduzidas de ter de repetir o exame.

Venha fazer seu exame na Radiograf, contamos com instalações, equipamentos e uma equipe de altíssima qualidade, pronta para atendê-lo(a) com segurança, rapidez, competência e agilidade. Entre em contato conosco!

Continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de assuntos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário