Método de Parma: conheça essa técnica de radiologia odontológica

Quem trabalha no campo da odontologia e da radiologia precisa conhecer sobre os diferentes métodos para fazer exames de raio-X nos pacientes. Entre as opções, está o método de Parma.

Ao conhecer melhor os métodos de localização da radiologia odontológica, o cirurgião-dentista terá mais condições para avaliar os seus pacientes e conquistar mais resultados positivos nos tratamentos.

São diversos os tipos de métodos que existem e se destacam, como a metodologia de Donovan, por exemplo.

Neste post, vamos nos dedicar a falar sobre o método de Parma, uma importante técnica da radiologia odontológica. Siga a leitura e confira!

O que é o método de Parma?

O método de Parma é uma técnica de radiologia odontológica que utiliza uma radiografia periapical com o filme inclinado, com sua borda disto-inferior próxima do assoalho bucal.

É importante que a borda seja dobrada, para que nenhum desconforto seja causado ao paciente.

Em que casos o método de Parma é indicado?

Recomenda-se que os dentistas utilizem o método de Parma quando a técnica periapical convencional não conseguir localizar inteiramente o referido dente.

Para determinados tipos de diagnóstico, utilizar a técnica de Parma é bem interessante, tendo em vista que dá uma visão mais ampla para o dentista, sobre as providências que devem ser tomadas.

Como esse método funciona?

O método de Parma funciona da seguinte forma:

  • a posição da cabeça do paciente deve ficar em tragus auditivo, com a comissura labial paralela ao solo. Já a PSM deve ser perpendicular ao solo;
  • a localização do filme deve ser inclinada, de modo que o seu maior eixo fique em ângulo com o plano oclusal;
  • a retenção do filme deve ser feita com o paciente colocando o dedo indicador no lado oposto ao que será radiografado;
  • no que se refere à direção dos raios-X, deve-se lançá-los a 1 cm acima da borda da mandíbula e 1 cm atrás da intersecção da linha baixa da comissura palpebral externa.

Quais são as vantagens e desvantagens da metodologia de Parma?

A principal vantagem da metodologia de Parma é que a técnica permite a localização de dentes, como o terceiro molar, que não são facilmente localizados ao realizar a radiografia convencional.

Como desvantagem está o possível desconforto que a posição e a colocação do filme podem causar para o paciente.

Agora você já conhece mais sobre o método de Parma e como ele pode ser utilizado em seus pacientes, continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de assuntos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Venha fazer seu exame na Radiograf, contamos com instalações, equipamentos e uma equipe de altíssima qualidade, pronta para atendê-lo(a) com segurança, rapidez, competência e agilidade. Entre em contato conosco!

Nenhum comentário

Postar um comentário