Exames solicitados para um pré operatório de implante dentário

A taxa de sucesso de um implante dentário é muito alta, entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para eliminar qualquer chance de ter algum problema. Para isso, os exames pré operatórios são essenciais.

É importante salientar que o implante dentário é o tratamento mais eficiente para pessoas que perderam um ou mais dentes, especialmente quando ele é realizado cercado de cuidados.

Confira o que deve ser feito antes de realizar o procedimento!

Avaliação com um especialista em implante dentário

O dentista especializado em implantodontia é o profissional que vai realizar o procedimento. Antes disso, ele fará uma avaliação da saúde do paciente para então, chegar a conclusão se de fato o implante dentário poderá ser feito.

Essa avaliação se chama “anamnese” e seu objetivo é analisar como está as condições bucais do paciente.

Além disso, são realizadas perguntas importantes ao mesmo que vão dar um norte para o cirurgião. Especialmente em casos de doenças crônicas e possíveis contra indicações do tratamento.

A coleta de informações sobre o paciente é o primeiro passo, deste modo, ambos conseguem se conhecer melhor antes de começar outros procedimentos pré operatórios.

Esse é o momento do paciente tirar todas as dúvidas com o profissional com relação ao  passo a passo do implante, resultados e cuidados específicos.

Exames laboratoriais

Avançando para os demais exames, o primeiro deles é um conjunto de testes realizado em laboratório que visam identificar algumas patologias.

Os exames mais pedidos são: hemograma completo, glicemia, coagulograma, sódio, potássio, uréia, creatinina, atividade de protrombina.

Em alguns casos de doenças pré existentes e pacientes maiores de 50 anos, podem ser solicitados eletrocardiograma e raio X do tórax.

Todos os exames solicitados pelo profissional de implantodontia são essenciais para que ele possa fazer uma intensa análise do estado de saúde do paciente e determinar a melhor abordagem.

Exames radiográficos

Importantes para conduzir a tomada de decisões do profissional de implantodontia em todos os passos da cirurgia, desde o planejamento até o pós operatório.

Nesse exame são observados a altura, espessura e proximidades com outras estruturas nobres e inervações dos dentes.

Apesar de não proporcionar detalhes específicos, serve para ter uma visão geral de todos os arcos dentais.

Tomografia Odontológica

Esse exame é muito importante para guiar a direção mais correta de onde o implante dentário deve ser posicionado. Ele fornece uma visão bem detalhada conferindo mais segurança ao profissional de implantodontia.

Ademais, a tomografia odontológica mostra ao profissional como está o tecido ósseo, pois é necessário que ele tenha uma espessura boa para garantir a sustentação do implante.

Caso os ossos não possuem condições de fixar o titânio, será necessário realizar um procedimento chamado de “enxerto ósseo” antes do implante dentário.

O enxerto ósseo consiste em um procedimento cirúrgico onde serão retirados fragmentos de ossos de uma determinada região do corpo para colocar no local na região bucal onde o implante dentário será realizado.

Nesse caso, é necessário esperar a cicatrização antes de colocar o implante.

Mediante a isso, o tratamento poderá ser mais demorado. Entretanto, terá grandes chances de sucesso.

Depois de realizar todos os exames pré operatórios, o profissional vai orientar o paciente sobre os medicamentos que devem ser ingeridos para evitar infecções e outros problemas.

Ademais, vai repassar todos os cuidados pós operatórios com relação a posição de dormir, repouso e alimentação que devem ser tomados.

O implante dentário é um tratamento muito eficiente, contudo, é essencial seguir as recomendações do profissional de implantodontia para obter os melhores resultados.

Venha fazer seu exame na Radiograf, contamos com instalações, equipamentos e uma equipe de altíssima qualidade, pronta para atendê-lo(a) com segurança, rapidez, competência e agilidade. Entre em contato conosco!

Continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de assuntos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário