Método de Le Master: tire as suas dúvidas!

Conhecer as diferentes técnicas da radiologia é importante, tendo em vista que isso proporciona mais facilidade ao realizar e analisar exames de raio-X. Entre elas, destaca-se o método de Le Master.

Quando o dentista conhece a fundo os métodos de localização na radiologia odontológica, terá mais condições para fazer avaliações de seus pacientes, bem como conquistar melhores resultados nos tratamentos.

No post de hoje, falaremos sobre o método de Le Master. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas sobre a metodologia!

O que é o método de Le Master?

Assim como a técnica de Clark, o método de Le Master tem o objetivo de dissociar as imagens, solucionando os possíveis inconvenientes que são encontrados em metodologias como a da bissetriz e a do paralelismo.

Dessa forma, o método de Le Master permite que sejam observados os objetos que se encontravam sobrepostos e com maior ou menor grau de distorção.

A técnica de Le Master recebe esse nome em homenagem ao cientista que a desenvolveu, em 1924.

Em que casos o método de Le Master é indicado?

O método de Le Master tem o intuito de facilitar a visualização das raízes dos molares superiores, anteriormente sobrepostas pelo processo zigomático da maxila.

De tal maneira, os dentistas devem aplicar o método de Le Master em seus pacientes, sempre que tiverem dificuldade em visualizar as raízes dos molares superiores em metodologias comuns.

Além disso, alguns pesquisadores também relatam que a técnica de Le Master pode ser aplicada nos seguintes casos:

  • eliminação de sobreposições das imagens do processo zigomático da maxila e a região dos periápices dos molares superiores;
  • determinação da presença de lesões nas regiões periapicais dos molares superiores;
  • evidenciação dos limites radiculares quando do tratamento endodôntico;
  • observação dos resultados de cirurgia paraendodôntica e obturação retrógrada; e
  • localização de raízes residuais dos molares superiores.

Como esse método funciona?

Para aplicar o método de Le Master, inicialmente, deve-se colocar um rolete de algodão na parte inferior da película. A fixação deve ser realizada com uma fita adesiva transparente.

No que se refere à posição da cabeça do paciente, é preciso manter a linha asa do nariz, com o tragus auditivo na horizontal e PSM perpendicular ao solo.

Ao colocar o filme, deve-se ter o cuidado de deixar a película centralizada no dente a ser radiografado.

Para ter um marco de referência, deve-se observar se a faixa central incide sobre o dente a ser radiografado, abaixo da linha asa tragus, de forma a passar pelo osso zigomático.

O ângulo vertical deve ter de 15º a 20º e o ângulo horizontal deve incidir paralelo às faces proximais dos molares.

Quais são as vantagens e as desvantagens da técnica de Le Master?

A vantagem da técnica de Le Master é que o dentista pode observar melhor as áreas de determinados ângulos, identificando mais facilmente os motivos das queixas dos pacientes.

Apesar disso, caso o ângulo não seja posicionado de forma perfeita, poderá haver um alongamento das raízes nas imagens. Nesse caso, muitas vezes, se torna necessário refazer o exame.

Venha fazer seu exame na Radiograf, contamos com instalações, equipamentos e uma equipe de altíssima qualidade, pronta para atendê-lo(a) com rapidez, competência e agilidade. Entre em contato conosco!

Continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de assuntos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário