Procedimentos estéticos feitos por dentista: conheça os principais aqui!

Muitas pessoas não se sentem satisfeitas com a aparência dos dentes. Pode ser que você ache seu sorriso amarelado, sinta-se desconfortável com a falta de algum dente ou com o aspecto envelhecido do rosto. Mesmo que muitos desses problemas não afetem diretamente a saúde bucal, eles têm efeito direto em sua autoestima e bem-estar. Felizmente, os procedimentos estéticos feitos por dentista estão aí para ajudar.

Esses tratamentos fazem parte de uma área conhecida como Odontologia Estética ou Cosmética, que se concentra em melhorar a aparência da face e dos dentes para que você melhore seu sorriso. Outra vantagem é que esses procedimentos podem ser mais acessíveis do que você imagina. Que tal conhecer as principais técnicas da estética odontológica e descobrir qual delas pode ser ideal para o seu caso?

Quem pode fazer procedimentos de estética odontológicos?

Qualquer procedimento que envolva a necessidade de um tratamento dentário deve ser realizada exclusivamente por um dentista. No entanto, dentro da Odontologia, esse profissional pode decidir cuidar de diferentes áreas, assim como os médicos podem se especializar em neurologia ou pediatria, por exemplo.

Para os procedimentos cosméticos em pacientes que buscam algo mais além da saúde bucal, o dentista deve ser especializado em Odontologia Estética. Existem ainda outras duas especialidades mais conhecidas e que também podem se enquadrar nesse tipo de atendimento porque melhoram o aspecto do sorriso: a ortodontia e a implantodontia.

Como funcionam os procedimentos de estética odontológicos feitos por dentista?

Mesmo que o foco desses tratamentos não seja a saúde bucal, o dentista só pode iniciar o tratamento após uma avaliação cuidadosa da gengiva, dos dentes e da arquitetura facial. O primeiro passo é a observação e identificação de possíveis problemas, como cáries, inflamações na gengiva, mordida, posição dos dentes.

O dentista vai realizar ainda uma limpeza de dentes para remover o tártaro e outros resíduos que podem comprometer o resultado dos procedimentos. Além disso, pode ser necessária a realização de radiografias para os tratamentos um pouco mais complexos.

Cada técnica possui as suas particularidades e você vai conhecer um pouco mais sobre elas no próximo tópico. Precisamos reforçar que nem todos os procedimentos apresentados podem funcionar para todos os casos, só um dentista especializado pode ajudar você a determinar qual método funciona melhor para melhorar seu sorriso, combinado?

Quais são os principais procedimentos odontológicos estéticos?

Esse ramo da odontologia contém técnicas que podem alterar a forma, o tamanho, a cor do dente, alinhar o seu sorriso, além de reparar fissuras e lacunas na arcada dentária, bem como promover o rejuvenescimento facial. Isso é possível graças aos tratamentos que abordaremos a seguir. Veja.

Clareamento dental

O clareamento dental já se tornou uma técnica bastante popular tanto por causa de seu custo-benefício, quanto pelos excelentes resultados que apresentam. Se você tem um sorriso amarelado ou manchado, esse procedimento pode ajudar a devolver a cor natural dos dentes.

Com os cuidados necessários, é possível manter os sorrisos mais brancos por até dois anos. Existem duas técnicas que permitem o clareamento dos dentes, uma realizada em consultório e a outra, em casa.

Clareamento dental no consultório

O dentista utiliza o peróxido de hidrogênio, um gel químico com ação clareadora e pode ativar esse produto com o auxílio de luz ou laser. A concentração do clareador aplicada no consultório é três vezes mais potente do que a utilizada na técnica caseira. Por isso, os primeiros resultados podem aparecer entre uma ou duas sessões.

Clareamento dental em casa

No clareamento caseiro, o dentista vai confeccionar para você uma moldeira personalizada e uma seringa com o produto clareador. Além do peróxido de hidrogênio, os tratamentos caseiros podem utilizar o peróxido de carbamida em concentrações que vão de 10% a 22%.

Você vai utilizar a moldeira com o gel por algumas horas ao dia e precisa ir semanalmente ao dentista para que ele acompanhe a evolução do tratamento. Os resultados podem ser vistos a partir da primeira semana.

Por isso é importante ressaltar que, mesmo quando realizado em casa, o clareamento estético deve seguir a orientação do seu dentista. Apenas ele pode indicar o tipo e a concentração ideal do gel clareador, a frequência do uso das moldeiras e o modo correto de aplicar o produto.

Faceta dental

Sabe aquela celebridade que de uma hora para outra apresenta os dentes brancos e perfeitos? O segredo muitas vezes é resultado do uso das facetas dentais, que são camadas bem finas de resina ou porcelana que podem ser aplicadas sobre os dentes. Esse procedimento é indicado para:

  • alterações na forma dos dentes;
  • combinação com outros tratamentos, como implantes;
  • correção de cores em dentes que não podem ser clareados, porque têm manchas, restaurações ou tratamento de canal;
  • fechar espaços entre os dentes, o famoso diastema
  • recuperação de dentes quebrados.

Para os pacientes que apresentam alguma das condições citadas acima, a faceta dental pode ser o procedimento estético ideal porque apresenta outras vantagens. Caso sejam seguidas todas as recomendações de cuidado, o procedimento pode durar mais de uma década. Em casos específicos, as facetas podem inclusive substituir a necessidade dos aparelhos ortodônticos para o alinhamento dos dentes.

O resultado é bastante natural e a faceta se encaixa perfeitamente porque ela é feita a partir de uma cópia do seu dente. Para a aplicação do produto, o dentista realiza um pequeno desgaste na superfície do dente, colando a faceta com um cimento odontológico. Não há nenhum desconforto, pois é utilizada uma anestesia local.

A faceta é um tratamento bastante versátil e que oferece resultados transformadores no sorriso, mas você viu que ela exige um desgaste mínimo da superfície dos dentes. Por isso, apenas um profissional com domínio e controle da técnica é capaz de realizar o procedimento sem prejudicar a saúde dos dentes que podem levar à sensibilidade ou perda deles.

Lente de contato dental

Enquanto é popularmente conhecido como lente de contato dental, os profissionais chamam o tratamento de laminado cerâmico ultrafino. Esse termo ajuda a compreender o diferencial entre a matéria-prima dessa técnica e o material do procedimento citado anteriormente.

As facetas têm uma espessura mais densa, por volta de 7 mm. Já a lente de contato dental pode também ser produzida em uma impressora 3D, o que deixa o material ainda mais fino variando entre 0,3 mm e 0,5 mm de espessura. A técnica para a colocação do produto também é parecida com a utilizada nas facetas. No entanto, essa dimensão menor faz com que seja necessário menos desgaste do dente para a aplicação da lente de contato dental.

Esse procedimento é indicado para preencher espaços entre os dentes, corrigir pequenos desalinhamentos dentários, cobrir fraturas ou lascas e ainda aumentar o comprimento de dentes desproporcionais. Apesar dessas indicações, o uso de lente de contato dental não é recomendado em alguns casos, como:

  • dentes com variação acentuada de cor ou muitas manchas;
  • preencher grandes espaços entre os dentes;
  • para cobrir dentes fracos ou com restaurações muito antigas, pois podem se soltar com mais facilidade;
  • dentes com diminuição do esmalte dental, consequência do clareamento incorreto dos dentes ou escovação agressiva;
  • pessoas com bruxismo.

Piercing dental

O piercing dental é uma alternativa para quem tem autoestima e deseja sorrir com mais estilo. O adorno é confeccionado de diferentes materiais, sendo as pedras de cristais, prata ou ouro os mais comuns. Os acessórios translúcidos e brancos são os preferidos, mas existem modelos em diferentes cores e formas, que vão dos círculos até triângulos, corações e estrelas. Você tem toda a liberdade para inovar!

Apesar de ser um procedimento estético não invasivo, ou seja, não causa nenhum desgaste no esmalte dentário, ele deve ser feito por um dentista, para que não haja danos. O profissional vai utilizar um ácido para facilitar a aderência do acessório. Em seguida, é aplicado um adesivo com uma cola odontológica onde será fixado o acessório escolhido. A aplicação do piercing dental dura 5 minutos e é totalmente indolor.

A colocação do produto é rápida, mas é necessário seguir alguns cuidados após o procedimento. Logo depois da aplicação, resista ao impulso de passar a língua sobre o adorno dental. Para garantir a durabilidade do acessório, evite ingerir alimentos muito duros que podem causar atrito e arrancar a pedra.

Também é fundamental manter a área ao redor do piercing limpa, pois a placa pode se acumular facilmente em volta dele, aumentando a probabilidade de originar uma cárie.

Preenchimento facial

Até agora apresentamos para você procedimentos estéticos feitos por dentistas voltados exclusivamente aos dentes. No entanto, a Odontologia Cosmética permite que os profissionais especializados atuem em outras áreas do rosto que ajudam a harmonizar o sorriso, como é o caso do preenchimento facial.

Esse tratamento ajuda a devolver o volume às regiões do rosto que apresentam rugas, flacidez e sulcos como o bigode chinês. Além disso, o preenchimento facial é adotado para resolver as assimetrias, pequenos desníveis de um lado do rosto em relação ao outro. O procedimento também é indicado para definir a região do contorno da mandíbula, suavizar olheiras e remodelar o desenho dos lábios.

O grande responsável pelo sucesso do preenchimento facial é o ácido hialurônico. Esse produto é reabsorvível, ou seja, devolve a hidratação natural das células, recuperando a firmeza da região tratada. O procedimento é realizado a partir da fórmula injetável do ácido hialurônico. Para isso, o dentista faz uso de uma agulha bem fina que atinge uma área superficial da pele. Para garantir mais conforto ao paciente, o profissional também aplica um anestésico tópico.

É possível observar os primeiros resultados logo após o procedimento. Dependendo do paciente, da região tratada e da profundidade das linhas, o preenchimento facial pode durar de 6 a 18 meses.

Implante

A falta de um ou mais dentes é um problema de saúde bucal que afeta a fala, a mastigação e pode até provocar problemas digestivos no paciente. Essa perda dentária também causa muitos prejuízos à estética dental e à autoestima das pessoas, deixando o rosto com um aspecto mais envelhecido e também causando constrangimentos na hora de conversar ou sorrir. O uso dos implantes se torna cada vez mais acessíveis e tem devolvido muitos sorrisos.

Muitas pessoas não sabem, mas o implante é o nome dado apenas à peça de sustentação que funciona como uma raiz para escorar o dente de porcelana ou resina. Com isso, não há o risco da peça escorregar, nem de ocasionar feridas na boca como ocorre com o uso das próteses móveis.

De todos os procedimentos apresentados até aqui, o implante é o mais invasivo, pois o dentista realiza uma cirurgia para a colocação desse pino de sustentação. Feito isso, é necessário aguardar a osseointegração, que garante a adesão do implante ao osso. Esse processo pode durar em média de 4 a 6 meses. Na segunda etapa do tratamento, o dentista remove a gengiva que está sobre o implante e conecta o dente artificial. Todo o procedimento é realizado sob anestesia.

Como escolher um dentista de confiança para fazer um procedimento estético?

Ao longo da apresentação dos tratamentos disponíveis na Odontologia Estética, você também pôde verificar como é importante contar com o acompanhamento de um profissional especializado. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você escolher o dentista ideal. Não perca!

Busque informações

É comum procurarmos recomendações com amigos, família e colegas de trabalho, mas vale a pena fazer uma busca mais aprofundada.

Avalie o profissional

Além da graduação em odontologia, procure saber quais são as especializações do dentista e se ele já possui experiência profissional no procedimento estético que você pretende realizar.

Conheça a clínica odontológica

A infraestrutura da clínica onde você vai realizar os tratamentos odontológicos estéticos também é importante. Ela precisa oferecer os equipamentos mais modernos para garantir o conforto e a segurança no seu atendimento.

Agora que você já conhece os principais procedimentos estéticos feitos por dentista, continue nos acompanhando aqui no blog e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário