Para que serve o aparelho expansor?

O estreitamento do palato é uma condição bastante comum que afeta cerca de 20% da população em geral. Pessoas que apresentam o céu da boca estreito acabam desenvolvendo outros problemas, como mordida cruzada e dentes apinhados. Esses  aspectos levam ao comprometimento não só da estética, mas também da função mastigatória e da fala do paciente.

Na intenção de aprimorar o tratamento e solucionar o problema da falta de espaço para os dentes, foi desenvolvido o chamado aparelho expansor.

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre esse tipo de aparelho, para quem é indicado e quais os seus benefícios. Por fim, indicaremos alguns cuidados que você deve ter com ele. Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Então acompanhe a leitura.

O que é o aparelho expansor?

Esse tipo de aparelho é uma solução auxiliar para o tratamento de problemas específicos causados pelo estreitamento do palato. Conhecido popularmente como “aparelho do céu da boca”, ele pode ser fixo, chamado de Hyrax, ou móvel.

Sua estrutura pode, ou não, ter uma placa de acrílico e o aparelho ortodôntico fica preso aos dentes laterais, bem como é utilizado somente na parte superior da boca. Conta com um parafuso no centro, que funciona como uma chave, para causar o alargamento da arcada dentária.

Para que serve?

Sua função é aumentar o perímetro da maxila, solucionando problemas de mordida cruzada, e redimensionar o arco dentário, possibilitando a criação de espaços para alinhar dentes apinhados e tortos.

Após a avaliação do profissional, é determinada a quantidade ideal de espaço que precisa ser aberta e o aparelho é utilizado até que se obtenha esse resultado. Em crianças, a expansão é rápida, enquanto em adultos, o processo é mais lento.

Para quem é indicado?

O aparelho expansor é indicado para casos em que existam disfunções no céu da boca, mordida cruzada posterior, dentes apinhados e bruxismo. O tratamento é mais eficaz em jovens e crianças, que ainda estão com os dentes em desenvolvimento. Em adultos, a expansão é mais lenta e casos severos podem precisar de intervenções cirúrgicas.

Quais os benefícios da utilização?

O aparelho expansor é um importante auxiliar no tratamento ortodôntico e seus resultados são muito satisfatórios, trazendo inúmeros benefícios para os pacientes com problemas de palato estreito.

Estabiliza a mastigação

Pessoas com mordida cruzada e dentes tortos apresentam dificuldade de realizar uma mastigação efetiva, o que interfere na massagem das gengivas e até mesmo na digestão.

Ao alinhar os dentes e a mordida, o aparelho expansor permite que o paciente realize uma mastigação estável e eficiente, auxiliando na trituração dos alimentos e eliminando as dores causadas pela mordida cruzada.

Melhora a fala

A fala também é afetada pelo mal posicionamento dos dentes, isso porque, ele gera distúrbios no posicionamento da língua e favorece a respiração bucal.

Ao final do tratamento, o paciente pode notar uma considerável melhora na fala, visto que, o aparelho expansor favorece a respiração nasal, adequa o tamanho da arcada dentária e corrige o posicionamento dos dentes.

Evita as extrações

Outra vantagem do uso desse aparelho é a possibilidade de evitar extrações. Durante o tratamento ortodôntico, é comum que o paciente precise extrair alguns dentes para que tenha espaço e possibilite as movimentações planejadas.

Com o uso do aparelho expansor, o espaço é liberado pelo alargamento do palato e, muitas vezes, a extração se torna dispensável. No entanto, somente o profissional poderá decidir se as cirurgias serão ou não necessárias.

Reduz o tempo de tratamento

O uso do aparelho expansor como aparelho auxiliar reduz em até 50% o tempo de tratamento ortodôntico. Isso acontece porque, com o espaço liberado pela abertura da arcada dentária, os dentes podem se mover mais facilmente até alcançar o resultado desejado.

Além disso, a redução de tempo também acontece porque o paciente não precisará passar pelo período de recuperação das cirurgias.

Deixa o sorriso mais bonito e melhora a autoestima

Por fim, o grande benefício é o estético. O aparelho expansor resolve problemas como dentes apinhados que, muitas vezes, causam desconfortos e constrangimentos ao paciente.

Realizando o tratamento de forma disciplinada e com acompanhamento de um bom profissional, o paciente pode conquistar um sorriso mais bonito e melhorar, consideravelmente, a sua autoestima.

Quais os cuidados com o aparelho expansor?

Assim como qualquer aparelho ortodôntico, o expansor também demanda alguns cuidados, tanto para higienização, quanto para a manutenção do tratamento.

Com a escova, faça movimentos vibratórios para que as cerdas penetrem em todos os espaços. Não esqueça de escovar também as bandas em que o aparelho fica preso e os parafusos centrais para evitar o acumulo de placas bacterianas.

A utilização do fio dental também deve ser feita. Insira o fio de frente para trás, passando entre o aparelho e a mucosa e faça movimentos de vai e vem para remover o excesso de placas. Nos aparelhos que contam com placas de acrílico, essa limpeza é ainda mais necessária.

Para finalizar, utilize uma seringa, sem agulha, com água ou o enxaguatório bucal de sua preferência e dê jatos com bastante pressão para conseguir remover os restos de resíduos do aparelho.

No caso de aparelhos móveis, você pode associar a limpeza com o uso de comprimidos efervescentes para limpar dentaduras. Esse tipo de produto tem mostrado resultados positivos na limpeza de aparelhos removíveis.

Além de uma boa higienização, evite comer alimentos muito sólidos, duros e tenha sempre com você uma escova de dentes normal, bem como uma com a cabeça pequena, para conseguir fazer a limpeza mesmo fora de casa.

O aparelho expansor precisa ser ativado pelo ortodontista. É ele que fará as ativações periódicas para que o dispositivo desempenhe sua função, chegando ao resultado planejado. Por isso, é de extrema importância que o paciente mantenha frequência regular ao consultório e não falte as consultas.

Nem todos os casos de mordida cruzada ou falta de espaço podem ser resolvidos com o uso do aparelho expansor. No entanto, esse tipo de tratamento tem um resultado muito positivo na maioria dos pacientes, promovendo o alargamento da arcada dentária e reduzindo riscos e o tempo de tratamento.

Agora que você já sabe para que serve o aparelho expansor, continue nos acompanhando aqui no blog e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário