Radiografia panorâmica: esclareça 6 dúvidas

A radiografia panorâmica é um dos exames de imagem mais solicitados pelos dentistas. Ela é recomendada para identificar diversos tipos de problemas na boca e na arcada dentária.

Também é bastante comum que a radiografia panorâmica seja realizada quando o paciente vai dar início ao uso de aparelho odontológico. Isso porque ela dá uma visão ampla dos problemas que devem ser resolvidos durante o tratamento.

No post de hoje vamos esclarecer algumas dúvidas que pacientes e profissionais podem ter sobre a radiografia panorâmica. Continue a leitura e confira!

1. O que é a radiografia panorâmica?

Diferente do que acontece com uma radiografia dentária tradicional, no exame panorâmico se cria uma única imagem de toda a boca.

O dentista consegue observar todas as partes da boca do paciente, tais como:

  • as articulações temporomandibulares (ATM);
  • a arcada inferior;
  • a arcada superior;
  • a região do nariz;
  • os seios nasais;
  • entre outras.

A ideia é que, embora a estrutura das arcadas seja curva, se torne possível observá-las de forma plana. De tal maneira, cada parte pode ser examinada de forma isolada.

Conforme comentamos, os dentistas costumam indicar a radiografia panorâmica para diagnosticar diferentes tipos de problemas na boca, principalmente quando se deseja ter uma visão mais ampla.

2. Por que os dentistas indicam a radiografia panorâmica?

Os dentistas costumam indicar a realização de uma radiografia panorâmica para verificar a existência ou não de anomalias e fraturas ósseas, cistos, dentes impactados, infecções, tumores e outros problemas.

Além disso, o exame é muito comum de ser feito antes de se dar início a tratamentos com aparelho ortodôntico e colocação de implantes ou próteses.

3. Como a radiografia é feita?

A radiografia panorâmica é um exame extrabucal. Isso quer dizer que o filme e o aparelho de raio-X ficam fora da boca do paciente.

De tal maneira o aparelho projeta, por meio da boca, um feixe sobre o detector ou filme, que gira em sentido contrário ao tubo de raios-X. Assim, as imagens são coletadas.

Geralmente, a cabeça do paciente é posicionada em um apoio para o queixo, sendo encostada ainda uma estrutura na testa e nas laterais do rosto. Além disso, um objeto plástico é colocado na boca para que a mordida se mantenha aberta.

O aparelho conta com braços, que giram em semicírculo em volta da cabeça do paciente. Ele começa a dar a volta em um lado dos maxilares e termina no outro.

4. Quais são os principais benefícios da radiografia panorâmica?

O principal benefício que a radiografia panorâmica proporciona é a possibilidade dos dentistas terem uma visão bem abrangente de toda a boca do paciente de uma única vez.

De tal maneira, o profissional consegue planejar os tratamentos mais adequados para cada paciente de forma individual. Tudo de maneira rápida, garantindo mais saúde e satisfação para os seus clientes.

5. Existem riscos envolvidos ao fazer o exame?

Como todos os exames que envolvem radiação, existem sim riscos ao se fazer a radiografia panorâmica.

A exposição à radiação de uma radiografia panorâmica é de 0,02 mSv, um número quatro vezes maior que o produzido pelos exames interproximais que fazem parte do check-up odontológico básico de rotina.

No entanto, o paciente não precisa se preocupar, tendo em vista que as clínicas odontológicas e de radiologia sempre mantém todos os cuidados para que a exposição à radiação seja mínima.

Além disso, o dentista deve ter o cuidado para solicitar o exame apenas em um período de tempo pré-determinado.

Essas são as respostas para as principais dúvidas que as pessoas têm acerca da radiografia panorâmica. O nosso desejo é que você tenha compreendido mais sobre o assunto e a relevância desse exame.

Venha fazer seu exame na Radiograf, contamos com instalações, equipamentos e uma equipe de altíssima qualidade, pronta para atendê-lo(a) com rapidez, competência e agilidade. Entre em contato conosco!

Continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de assuntos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário