Dia Mundial de Combate ao Fumo – Entenda os malefícios do cigarro para os dentes

O dia 31 de maio é considerado o Dia Mundial de Combate ao Fumo. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

No Brasil, são várias as iniciativas que visam desencorajar o hábito de fumar, como a proibição de veicular campanhas publicitárias nos meios de comunicação e os avisos a respeito dos prejuízos que o cigarro traz à saúde presentes nas embalagens, como câncer pulmonar e impotência sexual.

Em se tratando de saúde bucal, os cigarros também atrapalham bastante quem deseja ter dentes saudáveis e bonitos. No post de hoje, falaremos um pouco sobre os malefícios do uso do cigarro para o sorriso.

Dentes amarelados e escurecidos

Um problema bastante visível para quem tem o hábito de fumar é o amarelamento ou escurecimento dos dentes. Isto ocorre devido às substâncias utilizadas na preparação de produtos de tabaco, que misturam amônia, hidrogênio, cianeto e monóxido de carbono.

Quando o fumo é aceso, todas as substâncias transformam suas propriedades químicas. O usuário inspira a fumaça, absorvendo os resíduos. Outras substâncias inimigas da saúde bucal são a nicotina e o alcatrão, que são altamente tóxicas e ficam impregnadas nas superfícies dentárias.

Mau hálito

Outro problema bastante comum para quem fuma. A fumaça gerada pelo cigarro resseca a boca, prejudicando a produção de saliva. Deste modo, parte das substâncias que consumimos permanece na nossa boca e é digerida, exalando odores que provocam a halitose.

Problemas na gengiva

A gengiva é uma das regiões mais afetadas pelo cigarro, podendo levar inclusive à perda de dentes. A explicação para o problema é a seguinte: o cigarro aumenta a temperatura média da boca, criando um ambiente mais favorável para a propagação de bactérias e o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Esse ambiente costuma levar a doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite e, em maior escala, à perda óssea e a danos graves que podem causar a perda de dentes.

Câncer

Sem dúvidas, o maior perigo que o hábito de fumar pode trazer para a saúde bucal. O cigarro afeta todas as áreas da boca e tem relação direta com casos de câncer de lábio, faringe, laringe e esôfago.

Isto acontece, pois o cigarro modifica a composição genética das células, acelerando sua reprodução. Quando associada às várias substâncias químicas e nocivas contidas no cigarro, isto aumenta de maneira considerável os riscos de câncer para os fumantes.

Entre os indícios de que alguém possui algum tipo de câncer de boca, estão:

  • Feridas ou úlceras que não cicatrizam há mais de 15 dias,
  • Inchaço na boca e/ou no pescoço
  • Dificuldade para mastigar, deglutir ou mover a mandíbula
  • Manchas, placas esbranquiçadas ou vermelhas
  •  Alterações na voz.

Como vencer o vício do cigarro?

Cada pessoa funciona de uma maneira. Deste modo, não existe uma fórmula única para quem deseja abandonar o vício. Mas sabemos que isto se torna um pouco mais fácil tendo ajuda especializada. Embora existam casos de pessoas que conseguiram parar de fumar por conta própria, contar com o apoio de um profissional (médico, terapeutas e outros), pode ajudar bastante.

Para que a mudança seja menos drástica, estipular uma data para parar de fumar e ir diminuindo o número de cigarros/maços consumidos pode ser um caminho. Caso tenha alguma recaída, não utilize isto para se entregar e desistir de parar. Respire fundo, pense nos seus objetivos e recomece!

Conclusão

Ao longo de todo o conteúdo, mostramos o quanto o hábito de fumar pode ser nocivo para a saúde e o sorriso de alguém. Se você fuma, agora tem um conhecimento maior a respeito dos malefícios do cigarro para os dentes. Se você não fuma, compartilhe o post com quem pode estar precisando de ajuda.

Agora que você já conhece os malefícios do cigarro para os dentes, continue nos acompanhando aqui no blog e siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário