Ortodontia Digital

O universo da odontologia está em constante transformação ao longo dos últimos anos. Influenciadas pelo avanço de pesquisas no campo da inovação, hoje, os dentistas contam com a possibilidade de oferecer tratamentos mais rápidos, precisos e que disponibilizam maior conforto para você, paciente, na hora de cuidar de seu sorriso.

Dentro destas mudanças, a ortodontia, especialidade que cuida do alinhamento dos dentes e dos ossos maxilares, tem passado por uma verdadeira revolução que agiliza os processos de documentação ortodôntica e oferece maiores possibilidades quando o assunto é o desenvolvimento de aparelhos ainda mais precisos e discretos para os pacientes.

Estamos falando da Ortodontia Digital. Você conhece esta nova tendência do setor odontológico? Sabe quais são suas vantagens? Continue acompanhando nosso post e esclareça suas dúvidas.

O que é Ortodontia Digital?

A Ortodontia Digital, como o próprio nome já diz, é uma técnica que faz uso de ferramentas digitais (scanners, aparelhos de Raio-X panorâmicos e simuladores 3D) para planejar um tratamento ortodôntico, instalar aparelhos ou desenvolver alinhadores transparentes, de modo rápido e eficaz.

Na ortodontia digital, é possível ainda acompanhar os passos e ver o resultado final de um tratamento, antes mesmo do início das intervenções do dentista, graças aos simuladores 3D que garantem maior tranquilidade e clareza para os pacientes.

Toda a documentação pode ser produzida de modo digital e enviada para os laboratórios para a produção dos aparelhos ou alinhadores, fator que torna os tratamentos muito mais rápidos e personalizados.

De um modo geral, as etapas de um tratamento digital envolvem o escaneamento intraoral – método mais moderno para documentação ortodôntica –, o planejamento do tratamento e, por fim, a instalação dos bráquetes em apenas uma sessão ou o recebimento dos alinhadores após a produção das peças por parte dos laboratórios.

Quais as vantagens que a Ortodontia Digital oferece para os pacientes?

Já deu para perceber que a Ortodontia Digital oferece uma série de vantagens, não é mesmo? A seguir, resumimos os principais benefícios desta técnica:

Rapidez: na ortodontia digital, os tratamentos são até 25% mais rápidos quando comparados com as alternativas tradicionais do mercado de odontologia;

Conforto: seja com alinhadores transparentes ou com a colagem indireta, que não necessita de bandas metálicas, o paciente tem maior conforto na instalação e continuidade do tratamento;

Possibilidade de visualizar os resultados: por meio de simulações computadorizadas, o paciente pode entender, exatamente, quais serão os estágios, o tempo de seu tratamento e que resultados são esperados;

Espaçamento entre consultas: existe a possibilidade de ter um tempo maior entre as consultas, o que vai depender também do tipo de tratamento e da recomendação do dentista;

Precisão: graças aos softwares que simulam o tratamento, o posicionamento dos bráquetes de um aparelho desenvolvido a partir da ortodontia digital conta com precisão absoluta e personalização para tornar o seu sorriso perfeito.

Venha fazer seu exame na Radiograf, contamos com instalações, equipamentos e uma equipe de altíssima qualidade, pronta para atendê-lo(a) com rapidez, competência e agilidade. Entre em contato conosco!

Agora que você já conhece a Ortodontia Digital, continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de assuntos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário