O que você deve observar em uma Radiografia Panorâmica

A radiografia panorâmica proporciona uma avaliação global, fornece informações morfológicas e a cronologia de desenvolvimento dos dentes decíduos e permanentes em uma única tomada radiográfica.

É um exame suplementar ao diagnóstico clínico para estudar as variações das estruturas dentomaxilares e as afecções patológicas dos tecidos moles e duros.

Essa técnica apresenta limitações em relação à observação de detalhes; nesses casos, há necessidade de complementação por meio de outras técnicas radiográficas ou de imagens.

Região: Nasomaxilar.
Estruturas: Porções central e superior da radiografia.
Visualização: Arcos zigomáticos, fossas pterigomaxilares, seios maxilares, abertura piriforme, septo e cornetos nasais, palato duro, palato mole e espinha nasal anterior.

Região: Mandibular.
Estruturas: Compreende o corpo e o ramo da mandíbula e os tecidos que o circundam.
Visualização: Contorno da mandíbula, ângulo mandibular, chanfradura antegonial, sínfise, apófise geni, forames mentonianos, canais dentários inferiores e algumas vezes, pode-se observar o osso hióide.

Região: ATM.
Estruturas: Região da articulação, côndilo mandibular, cavidade glenóide, apófise coronóide, região da tuberosidade maxilar.
Visualização: A radiografia panorâmica não é adequada para análise de disfunção da ATM e para o estudo das relações entre o côndilo e a cavidade glenóide.

Região: Dentes Superiores e Dentes Inferiores
Estruturas: Dentes
Visualização: O estado de desenvolvimento dos dentes, presença de supra-numerários, agenesias, posições pré-eruptivas, transposições e posições ectópicas, dentes retidos, cistos foliculares, malformações coronárias dos germes dentários, direção axial dos dentes, anatomia radicular – dilacerações, presença de cáries e as condições das restaurações existentes e a natureza de alguns desvios da linha mediana.

Venha fazer seu exame na Radiograf, contamos com instalações, equipamentos e uma equipe de altíssima qualidade, pronta para atendê-lo(a) com rapidez, competência e agilidade. Entre em contato conosco!

Agora que você já sabe mais sobre radiologia odontológica, continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de assuntos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário