Isolamento absoluto: tudo o que você precisa saber

Durante o tratamento odontológico, muitas vezes é necessário fazer o isolamento absoluto do campo operatório. O isolamento tem o objetivo de eliminar a umidade da saliva e reduzir a contaminação bacteriana. Portanto, essa técnica é fundamental para o sucesso de alguns procedimentos.

Apesar de parecer simples é preciso ter cuidado para executar esse procedimento corretamente e com segurança. Por isso, é importante saber o passo a passo, materiais necessários e etapas do procedimento.

Se você quer saber mais sobre a técnica de isolamento absoluto, continue a leitura!

O que é o isolamento absoluto na Odontologia?

Na Odontologia existem alguns procedimentos que devem ser feitos sob isolamento absoluto do campo operatório. Ou seja, realizar o procedimento eliminando ou reduzindo a umidade para que o tratamento seja realizado em condições assépticas e em concordância com as diretrizes do material utilizado.

Além de possibilitar reduzir a umidade, o isolamento garante uma maior visibilidade do campo cirúrgico. Isso porque a técnica cobre as áreas que não serão manipuladas no procedimento, como os lábios, a língua e as bochechas do paciente.

Por isso, apenas os dentes que sofreram tratamento serão deixados visíveis no campo operatório. Sendo assim, essa técnica é considerada importante não apenas para obter resultados satisfatórios mas também para garantir segurança para os pacientes.

Isolar, entre outras coisas, significa utilizar uma borracha pra deixar aparente apenas o dente a ser trabalhado.

Para que serve o isolamento absoluto?

O isolamento absoluto é um procedimento odontológico que deve ser realizado durante alguns tratamentos. Dentre suas várias funções podemos destacar a principal: controle de umidade.

Controlar a umidade durante um procedimento restaurador é essencial para que fluidos como saliva, sangramento, entre outros, não entrem em contato com o dente. Isso tudo porque a presença de umidade impede ou dificulta a adesão de materiais restauradores.

Portanto, a realização de isolamento absoluto e a redução da umidade no campo operatório aumenta a longevidade da restauração dentária.

Além de ser um procedimento necessário para aumento de longevidade da restauração e para propiciar uma condição asséptica durante o tratamento, o isolamento proporciona proteção do paciente.

Para o paciente o isolamento pode evitar acidentes nos tecidos moles, aspiração de pequenos instrumentos ou produtos. Além disso, reduz a contaminação durante procedimentos de remoção de cárie ou tratamento de canal.

Em quais áreas da Odontologia o isolamento absoluto é indicado?

Como vimos, o isolamento absoluto é um procedimento odontológico necessário para alguns tipos de tratamento. Por isso, algumas áreas da Odontologia utilizam esse procedimento de uma forma rotineira.

Vamos listar abaixo as especialidades da Odontologia que utilizam essa técnica no seu dia- a-dia.

Dentística

A Dentística é uma especialidade da Odontologia que visa devolver a integridade ao elemento dentário. Assim, contribui para manutenção e saúde do sistema estomatognático.

Nessa área, o dentista especialista em Dentística, é responsável por realizar procedimentos para tratar lesões ou não cariosas. O objetivo desse tratamento é recuperar a massa e a anatomia dentária perdida.

Durante esse procedimento, a utilização no isolamento absoluto é fundamental. Primeiro para garantir uma condição asséptica e proteger o paciente de contaminações. Segundo para reduzir a umidade durante a realização de restaurações diretas.

Endodontia

A Endodontia é uma especialidade que trata da parte interna do dente, ou seja, ela envolve o tratamento de toda essa estrutura também conhecida como polpa dentária.

O tratamento endodôntico, também conhecido popularmente como tratamento de canal, remove toda a polpa dentária e substitui por um material obturador.

Todo esse procedimento deve ser feito sob isolamento absoluto, para que não haja contaminação do paciente, acidentes com os materiais utilizados e maior proservação do material obturador.

Odontopediatria

A Odontopediatria é uma especialidade da Odontologia dedicada aos cuidados da saúde oral de bebês, crianças e, até adolescentes.

O principal foco dessa especialidade é promover a consciência sobre a importância de criar hábitos saudáveis para a criança, e que sejam mantidos ao longo da vida.

Eventualmente, com a presença de cárie dentária, é necessário realizar restaurações ou até mesmo tratamento endodôntico em dentes decíduos. Esses procedimentos devem ser feitos sob isolamento relativo ou absoluto, dependendo da magnitude da lesão.

Prótese

A especialidade de prótese envolve realizar a reabilitação oral do paciente. Em casos de múltiplas perdas dentárias ou em casos que se deve fazer uma coroa dentária ou sob implantes.

As coroas dentárias, lentes de contato, entre outras próteses, devem ser cimentadas sob isolamento absoluto para reduzir a umidade e aumentar a proservação do cimento.

Quais são as vantagens do isolamento absoluto?

Apesar de ser uma técnica, às vezes, minuciosa, a utilização do isolamento absoluto traz inúmeras vantagens para o seu tratamento. Veja!

Visibilidade

O afastamento do tecido mole conseguido pelo isolamento, promove um melhor acesso e visibilidade da gengiva e dos preparos cavitários.

Com isso o campo operatório fica livre e o dentista pode dar foco no dente ou dentes nos quais precisa realizar o tratamento.

Proteção aos tecidos moles

Utilizar o isolamento absoluto protege o paciente de engolir ou aspirar pequenos instrumentos, produtos provenientes dos procedimentos restauradores ou qualquer outro tipo de elemento estranho.

Além disso, isolar protege os tecidos moles da cavidade bucal da irritação promovida pelos materiais utilizados.

O dentista também aumenta a sua proteção contra contaminações de infecções presentes na cavidade bucal do paciente.

Evita a contaminação bacteriana

Sabemos que a cavidade bucal é um ambiente altamente contaminado. Bactérias da boca podem causar doenças sistêmicas. Por isso, a proteção do paciente durante o procedimento é fundamental.

A utilização do isolamento absoluto reduz sensivelmente a contaminação durante o tratamento odontológico. Portanto, utilizar isolamento protege seu paciente de contaminações.

Facilita o procedimento

Outra vantagem de se utilizar o isolamento é a manutenção da boca do paciente aberta durante todo o procedimento. Isso desencoraja pacientes excessivamente falantes, o que faz com que seu atendimento fique mais rápido.

Além disso sua utilização facilita procedimentos restauradores em todo o quadrante. Você consegue realizar múltiplos procedimentos em uma única consulta.

Mantêm a propriedade dos materiais

Os materiais restauradores diminuem as suas propriedades físicas se utilizados em um campo úmido. Com isso, a longevidade e até mesmo o sucesso do seu tratamento pode ser influenciado pela não utilização de isolamento absoluto.

Por isso, sempre que indicado o isolamento absoluto deve ser feito com o intuito de conservar as propriedades dos materiais e proporcionar um tratamento mais duradouro para seu paciente.

Quais materiais são usados no isolamento absoluto?

Agora que sabemos bem o que é, para quê serve e suas vantagens, está na hora de descobrir quais materiais são utilizados para fazer o isolamento absoluto. Vamos lá?

De maneira geral vamos precisar de: lençol de borracha, perfurador de Ainsworth, porta dique de borracha, grampos e pinça porta grampos. Vamos conhecer um por um!

Lençol de borracha

O lençol de borracha é o plástico utilizado para isolar o dente da cavidade bucal. É vendido em dentais em caixas com, em média, 26  unidades.

É encontrado no mercado nas mais diversas cores. Existem variações na espessura de 0,15 a 0.35mm. Esse material já vem cortado no formato quadrangular.

Perfurador de Ainsworth

Para que o dente fique isolado é necessário realizar perfurações no lençol de borracha. Esses orifícios são realizados com o perfurador, que apresenta 5 tipos de perfurações circulares e uniformes em uma plataforma giratória.

Estas perfurações possuem diâmetros diferentes, pois cada uma corresponde a um determinado tamanho de dente.

É importante então manter o perfurador bem afiado para evitar falhas no vedamento.

Porta dique de borracha

O porta dique de borracha é necessário para realizar a fixação do lençol de borracha, mantendo-o estendido, firme e liso.

Para isso, a periferia do porta dique deve ficar para fora da boca do paciente! Existem vários tipos de porta dique, mas de maneira geral, eles devem apresentar 7 encaixes: 6 laterais e 1 central.

Existem vários tipos desse instrumental, como o Arco de Young; Arco de Enodon, Arco de Ian e Arco de Wizzard. Cada um tem um formato e deve ser usado para tipos de procedimentos distintos.

Grampos

Para que os dentes fiquem retidos no lençol de borracha utilizamos os grampos. Os grampos mantêm a borracha em posição, além de promover o afastamento gengival.

Existem grampos que são específicos para cada tipo de dente. Os grampos podem ser  classificados quanto a sua forma e quanto a sua finalidade. Quanto a sua classificação por forma, existem os grampos com ou sem asa.

Para saber qual é a finalidade de cada grampo o dentista deve consultar tabelas descritas em livros de dentística.

Pinça porta grampos de Palmer

Para instalar os grampo no lençol de borracha é necessário utilizar uma pinça porta grampos.

Existem vários desenhos de pinças porta grampos! Porém, seu desenho clássico apresenta uma ponta ativa, mola e um cursor que trava a pinça aberta.

Ela é utilizada tanto para colocar o grampo no ato do isolamento, quando na remoção do complexo no término do procedimento.

Quais são as etapas para realizar o isolamento absoluto?

Para realizar um bom isolamento absoluto devemos seguir um passo a passo. O primeiro passo é marcar a posição do dente no lençol de borracha com a caneta. Para isso, prenda o lençol nas extremidades do porta dique de borracha.

Em seguida, peça para que o paciente abra a boca e apoie o lençol sobre os dentes que serão isolados, marcando-os com a caneta sobre a borracha. Após a marcação, retire o lençol e fure as marcações com o perfurador de Ainsworth.

Após a perfuração, passe lubrificante sobre os furos para que haja uma maior aderência e deslize dos dentes durante a aplicação.

A próxima etapa será o encaixe do grampo que fixará o campo operatório. Para isso, coloque o grampo sobre o furo correspondente à marcação, expandindo o lençol. Os demais furos servirão para encaixar os dentes restantes.

Em seguida, com o auxílio de uma pinça Palmer, abra o grampo o encaixe todo o complexo no dente do paciente. Com o dedo, vá abrindo o restante dos furos para que se adaptem aos outros dentes.

Para que o lençol de borracha tenha uma boa adaptação, passe o fio dental em todos os dentes isolados, empurrando o lençol até o final, próximo à gengiva. Em seguida, empurre o lençol com uma espátula até a cervical do dente até que esteja bem fixa. Assim, o campo operatório estará pronto para receber o procedimento de forma segura.

Como fazer a remoção do isolamento absoluto?

Após o procedimento será necessário remover o isolamento absoluto. Para isso, comece utilizando a pinça Palmer, retirando o grampo fixado do dente. Em seguida, solte o lençol do porta dique de borracha.

Com uma tesoura pequena, corte as proximais do lençol, rente à vestibular dos dentes, sempre com muito cuidado. Após aberta de toda a parte vestibular, remova o lençol pela parte de lingual/palatina, puxando com calma até que se saia totalmente.

Conclusão

O isolamento absoluto tem o objetivo de eliminar a umidade da saliva e reduzir a contaminação bacteriana do campo operatório. Essa técnica é muito utilizada nas diversas áreas da Odontologia e é considerada uma etapa fundamental para o sucesso dos procedimentos.

Existem várias vantagens de se utilizar o isolamento absoluto nos tratamentos. Entre essas vantagens podemos citar: visibilidade do campo operatório, proteção de tecidos moles, evita contaminações, facilita a execução dos procedimentos e mantém as propriedades dos materiais.

Para sucesso da técnica é necessário utilizar e conhecer bem todos os materiais necessários para sua realização, bem como o passo a passo para sua execução.

Agora que você já sabe tudo sobre o isolamento absoluto, continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de assuntos sobre saúde bucal e radiologia odontológica.

Nenhum comentário

Postar um comentário