Exames necessários para invisalign

Quando se fala em tratamento é essencial fazer exames prévios para analisar plenamente a situação atual dos pacientes. E como consequência, planejar e verificar qual a melhor metodologia a ser utilizada.

Por isso é muito importante que o profissional solicite esses exames.

Em função disso, e com o intuito de esclarecer todas as dúvidas, no post de hoje vamos apresentar os principais exames que devem ser feitos para tratamento com o invisalign.

Confira abaixo os principais exames necessários para invisalign, e em que momento você os realiza:

  • Escaneamento dentário

Esse é um dos exames necessários para tratamento com invisalign mais importantes que existe. Para que o tratamento seja eficiente, é primordial realizar o escaneamento dentário.

Através desse exame nós conseguimos obter imagens 3d da boca do paciente.

Muitos podem perguntar: e por que isso é tão importante?

A resposta é simples: são a partir dessas imagens que os alinhadores são confeccionados, além de mostrar ao paciente o antes e o depois da sua arcada dentária, ou seja, ele saberá como ficará seus dentes após o seu tratamento com o invisalign.

O escaneamento dentário é um procedimento rápido, fácil e indolor, sem falar no grande auxílio para um diagnóstico mais preciso. Ele possibilita até uma maior aceitação aos tratamentos, justamente por apresentar ao paciente os resultados finais.

  • Documentação ortodôntica

Outros exames necessários para invisalign é a chamada documentação ortodôntica, que, na realidade, consiste em um conjunto de exames e procedimentos utilizados para complementar o diagnóstico, a fim de planejar e indicar o melhor método de tratamento ortodôntico do paciente.

Um dos exames inclusos na documentação ortodôntica é o raio X panorâmico da boca. Com ele, o profissional consegue obter uma visão geral da saúde bucal do paciente. Pode-se observar através dele como estão os dentes, se há cáries ou lesões na raiz do dente, ou até mesmo se há a necessidade de um tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal.

Dependendo da idade do paciente também é possível averiguar como estão os dentes do siso e futuros dentes permanentes que ainda não nasceram.

Também é realizado um raio X da cabeça (ou face), que é muito importante para verificar o tamanho e o posicionamento da maxila e da mandíbula.

Esse exame mostra se existe incompatibilidade entre a maxila e a mandíbula, ou seja, se ambos estão crescendo harmonicamente.

Fotos das arcadas superior e inferior também são tiradas para facilitar o diagnóstico e planejamento do tratamento.

Para agendamentos e informações entre em contato conosco.

Gostou do conteúdo de hoje e quer ficar por dentro de assuntos sobre saúde bucal e radiologia odontológica? Então, continue nos acompanhando aqui no blog e siga-nos nas redes sociais!

Nenhum comentário

Postar um comentário