O que é e como melhorar o Sorriso Gengival?

Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre Sorriso Gengival – O que é, as suas causas, como corrigir e as vantagens e desvantagens da cirurgia gengival.

O que é um sorriso gengival?

Sorriso gengival é a exposição excessiva da gengiva durante o sorriso. Algumas vezes, o caso é tão severo que a gengiva aparece numa posição de repouso, sem sorrir.

Quais as causas do sorriso gengival?

O sorriso gengival tem algumas etiologias:

  • A primeira é quando existe uma dimensão vertical excessiva da maxila. Ou seja, existe um problema esquelético.
  • Outra causa é a hipermobilidade dos músculos elevadores do lábio superior. Ou seja, o lábio superior sobe muito durante o sorriso, expondo uma grande faixa da gengiva.
  • A terceira causa consiste no excesso de gengiva que se encontra sobre a coroa dentária.
  • Existe ainda a combinação de dois ou mais fatores, levando à forma combinada de sorriso gengival.

Todas as pessoas que têm sorriso gengival precisam corrigi-lo?

A correção do sorriso gengival está associada a queixa estética do paciente. Então, a correção será uma escolha do paciente, caso não haja necessidade ou escolha de procedimentos reabilitadores. Entretanto, se o paciente deseja fazer algum procedimento de reabilitação dentária, como lentes de contato, por exemplo, muitas vezes a correção do sorriso gengival se faz necessária.

Qualquer pessoa que tenha sorriso gengival pode fazer a correção?

É necessária a avaliação minuciosa do caso para verificação do que pode ser feito, levando em conta a etiologia e anseio do paciente. Métodos diferentes podem ser propostos para cada caso.

Quais os exames devo fazer antes de realizar a cirurgia do sorriso gengival?

São necessários exames clínico minucioso e especializado, bem como tomadas radiográficas e em algumas vezes, tomográficas também.

Como posso corrigir o sorriso gengival?

A técnica a ser utilizada depende do diagnóstico de cada paciente.

  1. Podem ser realizados procedimentos de gengivectomia / gengivoplastia (Plástica Gengival), quando o caso é mais simples e sem necessidade de intervenção no tecido ósseo.
  2. Pode ser realizado o aumento de coroa estético/protético quando há necessidade de intervenção no tecido ósseo e/ou dentes.
  3. É possível ainda realizar a aplicação de toxina botulínica de forma a evitar que o lábio superior suba muito no momento do sorriso. Casos mais complexos, podem necessitar de cirurgia ortognática (realizada sob anestesia geral em ambiente hospitalar). 

É possível prever o resultado da cirurgia do sorriso gengival?

Sim. Os exames clínicos e complementares permitem o planejamento da extensão da cirurgia plástica para retração gengival e quantidade de tecido a ser removida.

Para ficar com o sorriso bonito, só a cirurgia do sorriso gengival é suficiente?

Nem sempre a cirurgia periodontal será suficiente para atender o anseio do paciente. Algumas vezes pode ser necessária a realização de cirurgia ortognática, quando o procedimento periodontal nada traria de benefício.

Em outros casos, são necessários procedimentos reabilitadores (facetas de resina, lente de contato dental, coroas totais, etc…) para que o resultado seja realmente harmônico.

Dói a cirurgia para corrigir o sorriso gengival?

Dor é algo muito subjetivo. Entretanto, o procedimento em si não é tão invasivo a ponto de causar dor extrema. Sempre é feita medicação pré e pós operatória para garantir o maior conforto possível.

Tenho que fazer a cirurgia gengival em todos os dentes?

Somente a avaliação do sorriso e da face do paciente pode trazer essa resposta. Entretanto, normalmente a cirurgia é realizada onde a gengiva encontra-se em excesso ou onde existe alguma necessidade restauradora associada.

Como é feita a cirurgia para corrigir o sorriso gengival?

A cirurgia plástica gengival é feita de forma que o “excesso” de gengiva seja removido dentro dos padrões de harmonia facial e dentária. Algumas vezes, precisamos também trabalhar no tecido ósseo, que também pode apresentar excesso.

Qual a recomendação antes de realizar a cirurgia do sorriso gengival?

É importante que a gengiva esteja saudável, que não tenha placa e cálculo, que o paciente tenha respondido todas as perguntas importantes do histórico médico e que não haja alterações importantes, como distúrbios de coagulação. É necessário fazer o planejamento adequado para verificação de necessidade de procedimentos restauradores.

Preciso tomar anestesia para realizar a cirurgia do sorriso gengival?

A anestesia local se faz necessária no momento do procedimento.

Se eu tiver muito medo de cirurgia, posso fazer com anestesia geral?

Sim, é possível realizar o procedimento em ambiente hospitalar. No entanto, recomendamos outras técnicas de sedação mais simples, que podem ser feitas em ambiente ambulatorial.

Há alguma opção de tratamento, sem usar a anestesia geral, para realizar a cirurgia do sorriso gengival?

É possível fazer uso de sedação com óxido nitroso e também sedação por meio de medicamentos, com acompanhamento de algum médico.

Quanto tempo demora para realizar a cirurgia do sorriso gengival?

O tempo de procedimento é muito variável e depende da extensão da cirurgia. Em média, a duração é de 1 hora e meia.

Quais os cuidados que devo ter depois de feita a cirurgia do sorriso gengival?

Após a cirurgia recomenda-se repouso por 24 horas e ingestão de alimentação pastosa e fria.

O sorriso gengival pode voltar a crescer depois da cirurgia?

Somente se o diagnóstico e procedimento cirúrgico não forem realizados da forma correta. Quando existe “excesso” de tecido ósseo, ele precisa ser removido para que haja estabilidade da margem gengival. Caso contrário, a gengiva pode retomar a posição inicial.

Quais são as outras opções para resolver um sorriso gengival caso eu não queira realizar a cirurgia?

Existe a possibilidade de aplicação de toxina botulínica, que irá reduzir a mobilidade do lábio superior, fazendo com que não haja tanta exposição de gengiva durante o sorriso.

Quais as desvantagens de realizar a cirurgia do sorriso gengival?

Se o diagnóstico e procedimento cirúrgico são realizados da forma correta, não há desvantagem.

Pode acontecer do resultado da cirurgia não ser satisfatório?

  • Do ponto de vista técnico, pode haver redução da previsibilidade e resultado, caso o diagnóstico e procedimento cirúrgico não sejam realizados da forma correta.
  • Do ponto de vista do paciente, é necessário explicar o que se consegue realizar em termos de procedimento cirúrgico para que a expectativa do paciente não esteja além do que é possível de ser feito.

O que devo fazer se não gostar do resultado da cirurgia de sorriso gengival?

É necessário esclarecer todas as dúvidas antes do procedimento cirúrgico e realizar somente se o paciente tiver certeza que quer realizar. Uma vez removidos os tecidos ósseos e gengival, não há como reverter o resultado.

Quais as vantagens de corrigir o sorriso gengival com cirurgia?

A cirurgia proporciona resultados muito harmônicos, trazendo mais leveza para o sorriso, bem como aumentando a autoestima do paciente. Muitas pessoas voltar a sorrir depois de fazer a cirurgia. 

Como escolher um bom profissional para realizar a minha cirurgia de sorriso gengival?

O especialista em periodontia é preparado para realização de todos os procedimentos cirúrgicos periodontais. O profissional preparado apresentará as informações com clareza, pontuando as limitações que existem em cada caso. É importante dizer que nem sempre é possível realizar o procedimento cirúrgico de forma a atender as expectativas do paciente. Então, nem sempre o profissional que “vende” qualquer procedimento para o paciente, é o mais indicado. O profissional técnico, cauteloso e preocupado com o paciente com certeza será bom.

Agora que você já esclareceu suas dúvidas sobre sorriso gengival, continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da odontologia!

Nenhum comentário

Postar um comentário