Porque a Radiografia Carpal é necessária na odontologia?

Quando levamos os nossos filhos ao dentista e eles iniciam um tratamento geralmente são passados várias radiografias dentre elas uma que não é necessariamente dentária, é a Radiografia Carpal.

A Radiografia Carpal é uma técnica que permite mensurar o crescimento ósseo infantil e a avaliação do grau de maturação dos ossos. Continue a leitura e saiba mais sobre essa radiografia!

Responsáveis por mostrar se a idade cronológica do paciente condiz com a idade óssea, elas são também usadas para mostrar momentos de pico de crescimento.

O Raio X geralmente é da mão esquerda e os dedos têm que estar totalmente abertos. Na radiografia é possível analisar o número, o formato e o espaço entre os ossos, o que auxilia a determinar a idade óssea do paciente.

Os resultados do exame auxiliam na determinação da curva de crescimento do paciente, que estima o estágio de desenvolvimento individual, além de ser um aliado no planejamento de tratamentos ortodônticos.

A diferença de até dois anos da idade cronológica para a idade óssea é considerado normal, apenas significa que a criança entrou em puberdade tardia.

Curtiu o post de hoje? Nos acompanhe aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da odontologia!

Nenhum comentário

Postar um comentário