Tudo o que você precisa saber sobre a radiografia oclusal

Os exames radiográficos são verdadeiros aliados para que os dentistas possam avaliar melhor os seus pacientes e propor os melhores tratamentos para cada situação. A radiografia oclusal é um exemplo disso.

No entanto, se você não conhece muito sobre essa modalidade de exame radiográfico, não se preocupe! Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a radiografia oclusal. Confira!

O que é a radiografia oclusal?

Também conhecida como RX oclusal, a radiografia oclusal é um tipo de exame para captar imagens intraorais, ou seja, de dentro da boca. O objetivo é que o dentista faça uma avaliação da dentição do paciente, verificando a posição de raízes residuais de dentes que foram arrancados, verificar a presença ou ausência do dente do siso, ver se há dentes excedentários etc.

A partir dessa observação, o dentista poderá tirar conclusões sobre determinadas queixas do paciente, como dores, e propor o tratamento mais adequado. O distúrbio da raiz nervosa, por exemplo, é um dos problemas que pode ser diagnosticado com a radiografia oclusal.

Como esse exame funciona?

Para fazer a radiografia oclusal, a película radiográfica precisa ser colocada entre os dentes da maxila superior e os dentes da maxila inferior. De modo geral, podemos dizer que ela fica entre as duas arcadas dentárias, como se o paciente a estivesse mordendo.

Após ser feito o posicionamento da película, é feito o disparo dos raios-x, para que as imagens desejadas sejam obtidas.

Vale destacar que, hoje em dia, a radiografia oclusal também pode ser feita em formato digital, sendo mais confortável para o paciente. Além disso, o exame digital é mais fácil de ser armazenado e o radiologista pode manipular a imagem para que ela tenha mais, brilho, zoom, contraste e outras propriedades que permitam uma melhor visualização das arcadas dentárias dos pacientes.

Em que situações ele é indicado?

As principais situações em que a radiologia oclusal é indicada são as seguintes:

  • para estudar anomalias;
  • para verificar a presença de dentes supranumerários;
  • para despistar ou localizar problemas de dentes retidos;
  • para despistar ou localizar problemas nas raízes de dentes removidos;
  • entre outras situações.

É importante destacar que o exame não necessita de nenhum tipo de preparação especial por parte do paciente. De tal modo, ele pode ser feito até mesmo durante uma consulta de rotina ao dentista, caso qualquer situação seja destacada.

Se um paciente sente dores nas estruturas dos dentes ou na mandíbula e não sabe de onde elas são provenientes, também se recomenda fazer a radiografia oclusal, para verificar e descartar qualquer tipo de problema.

Gostou do conteúdo de hoje? Nos acompanhe aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da odontologia!

Nenhum comentário

Postar um comentário