Câncer de boca e o papel do dentista na prevenção

Qual é o papel do dentista na prevenção do câncer de boca? Como o dentista pode ajudar no diagnóstico precoce da doença? Leia o conteúdo completo e entenda como o dentista tem papel fundamental na identificação e tratamento dessa doença.

Contudo, antes de tratarmos da prevenção e do papel do dentista nesse aspecto, precisamos ter uma visão geral do assunto.

Por esse motivo trataremos sobre o que é o câncer de boca, quais os seus sintomas e fatores de risco, bem como as estatísticas sobre a doença.

Sintomas e sinais

Mesmo sendo um câncer de difícil diagnóstico nas fases iniciais, alguns sintomas e sinais na cavidade bucal podem ajudar na identificação da doença. Segundo o Ministério da Saúde, entre esses sinais estão:

  • Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo;
  • Manchas e/ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  •  rouquidão persistente.

Já no estado mais avançado do câncer, outros sintomas também podem aparecer como:

  • Dificuldade de mastigar e de engolir;
  • Dificuldade na fala;
  • Sensação de que há algo preso na garganta;
  • Dificuldade para movimentar a língua.

O que pode aumentar o risco do câncer de boca?

Alguns hábitos podem aumentar o risco de desenvolver o câncer de boca. Entre esses hábitos estão fumar, ingerir bebidas alcoólicas com frequência e o excesso de gordura corporal.

A exposição ao sol sem proteção também é um risco para o câncer de lábios, bem como a exposição a certos agentes. Entre esses estão o óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico.

Por esse motivo, trabalhadores que realizam a manipulação desses agentes, podem apresentar risco aumentado de desenvolver a doença.

Prevenção do câncer de boca

O dentista tem papel fundamental na prevenção desse tipo de câncer. Em contato direto com a cavidade oral do paciente, o dentista pode ajudar no diagnóstico precoce.

Contudo, vale ressaltar que o câncer bucal é diagnosticado pelo cirurgião de cabeça e pescoço. Nesse caso, se o dentista perceber algum sinal suspeito, este deve encaminhar o paciente para o cirurgião responsável.

Lembre-se que o dentista tem papel fundamental na prevenção e no diagnóstico precoce. Afinal, a prevenção ao câncer bucal começa na sua cadeira.

Gostou do conteúdo de hoje? Nos acompanhe aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da odontologia!

Nenhum comentário

Postar um comentário