
01 dez Câncer de boca e o papel do dentista na prevenção
Qual é o papel do dentista na prevenção do câncer de boca? Como o dentista pode ajudar no diagnóstico precoce da doença? Leia o conteúdo completo e entenda como o dentista tem papel fundamental na identificação e tratamento dessa doença.
Contudo, antes de tratarmos da prevenção e do papel do dentista nesse aspecto, precisamos ter uma visão geral do assunto.
Por esse motivo trataremos sobre o que é o câncer de boca, quais os seus sintomas e fatores de risco, bem como as estatísticas sobre a doença.
Sintomas e sinais
Mesmo sendo um câncer de difícil diagnóstico nas fases iniciais, alguns sintomas e sinais na cavidade bucal podem ajudar na identificação da doença. Segundo o Ministério da Saúde, entre esses sinais estão:
- Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo;
- Manchas e/ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
- nódulos (caroços) no pescoço;
- rouquidão persistente.
Já no estado mais avançado do câncer, outros sintomas também podem aparecer como:
- Dificuldade de mastigar e de engolir;
- Dificuldade na fala;
- Sensação de que há algo preso na garganta;
- Dificuldade para movimentar a língua.
O que pode aumentar o risco do câncer de boca?
Alguns hábitos podem aumentar o risco de desenvolver o câncer de boca. Entre esses hábitos estão fumar, ingerir bebidas alcoólicas com frequência e o excesso de gordura corporal.
A exposição ao sol sem proteção também é um risco para o câncer de lábios, bem como a exposição a certos agentes. Entre esses estão o óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico.
Por esse motivo, trabalhadores que realizam a manipulação desses agentes, podem apresentar risco aumentado de desenvolver a doença.
Prevenção do câncer de boca
O dentista tem papel fundamental na prevenção desse tipo de câncer. Em contato direto com a cavidade oral do paciente, o dentista pode ajudar no diagnóstico precoce.
Contudo, vale ressaltar que o câncer bucal é diagnosticado pelo cirurgião de cabeça e pescoço. Nesse caso, se o dentista perceber algum sinal suspeito, este deve encaminhar o paciente para o cirurgião responsável.
Lembre-se que o dentista tem papel fundamental na prevenção e no diagnóstico precoce. Afinal, a prevenção ao câncer bucal começa na sua cadeira.
Gostou do conteúdo de hoje? Nos acompanhe aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da odontologia!
Nenhum comentário