Primeira dentição: conheça os principais cuidados!

A primeira dentição do bebê é composta por dentes chamados decíduos. Mas, por conta da coloração mais esbranquiçada, ganharam um apelido e tornaram-se mais conhecidos como: “dentes de leite”.

Existem diversas curiosidades sobre o desenvolvimento deles e os cuidados que não devem ser esquecidos para que a evolução dos dentinhos do seu bebê seja saudável! Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda como ocorre o desenvolvimento dos dentes, quais são os sintomas e cuidados. Boa leitura!

Nascimento dos dentes

O início da primeira dentição é caracterizada pelo aparecimento dos quatro incisivos inferiores seguidos da quantidade semelhante no maxilar superior. Ou seja, a classificação dos incisivos, ao total, representa os oito primeiros dentes do bebê. Estes têm a função de cortar os alimentos.

Dos 14 aos 20 meses, compreende-se a fase do nascimento dos primeiros molares. Esses dentes servem para triturar ou rasgar alimentos. Por isso, é comum que os pediatras recomendem uma alimentação pastosa durante esta fase.

Contudo, como os molares são formados por um conjunto de oito dentes, somente entre 7 e 8 anos a criança apresentará a composição completa destes.

Já os caninos do bebê nascem no período entre o 18º e 24ª mês. Assim como na dentição permanente, enquanto decíduos também atuam para cortar alimentos.

Sintomas

Os sintomas da primeira dentição são variados. Com isso, muitas crianças podem apresentar uma série de sinais, enquanto outras têm a possibilidade de não apresentar indícios. Os mais comuns são:

  • febre;
  • diarreia;
  • inchaço na gengiva;
  • erupção cutânea no rosto ou no queixo;
  • dor;
  • irritabilidade;
  • baba em excesso;
  • perda de apetite;
  • insônia;
  • vontade de morder;
  • dor.

Quando é indicado procurar um profissional?

Durante toda a fase da primeira dentição, os responsáveis pela criança devem estar atentos a limpeza bucal dela. Para isso, recomenda-se que seja feita a higienização com pano umedecido com água na gengiva do bebê todas as noites, enquanto os decíduos ainda não tenham despontado.

Contudo, quando os incisivos já tiverem aparecido, é indicado fazer a escovação normalmente, com o uso de uma escova apropriada, mas com água ao invés de creme dental.

Lembre-se, os açúcares presentes no leite podem causar cáries e placa bacteriana.

Depois de já ter cumprido essas etapas de limpeza, os pais devem levar o filho ao dentista para uma primeira consulta a partir do momento em que ele completar o primeiro ano de vida. Esse profissional, portanto, irá avaliar se a limpeza realizada até o momento foi a apropriada e concederá dicas de como realizá-la para do momento em diante.

Gostou do post de hoje? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da odontologia!

Nenhum comentário

Postar um comentário