Higiene bucal infantil: como fazer de uma maneira divertida?

A maioria das crianças odeia obrigações e rotinas. Afinal, nesse período, elas estão descobrindo um mundo completamente novo e não querem se prender a horários e cronogramas específicos. Por conta disso, é essencial utilizar a criatividade na hora de cuidar da higiene bucal infantil.

Como podemos implementar esses cuidados no dia a dia de um modo lúdico e interessante para a criançada? A seguir, vamos conversar sobre esse assunto e fornecer algumas dicas de ouro para tornar o ato de escovar os dentes muito mais divertido.

Qual é a importância do lúdico na educação infantil?

Aplicação da ludicidade no contexto educacional infantil é algo muito importante. Afinal, as crianças (de qualquer idade) estão mais propensas a se desinteressarem por assuntos que pareçam chatos e maçantes. Por isso, captar a atenção dos pequenos (e fazer com que ela perdure) é algo essencial para o aprendizado.

Isso pode ser facilmente feito com a aplicação de brincadeiras, jogos e momentos descontraídos. Assim, as crianças se tornam participativas e, de certo modo, passam a ser as protagonistas do próprio aprendizado, adquirindo conhecimento e experiência em ritmo adequado às suas necessidades.

Por que é indispensável cuidar da higiene bucal infantil?

Os cuidados com a saúde oral das crianças são indispensáveis desde o aleitamento materno. Nesse período, a higienização da boquinha do bebê é essencial para evitar, por exemplo, a proliferação bacteriana numa forma conhecida como “cárie de mamadeira”.

Conforme o pequeno cresce, os cuidados devem se tornar ainda mais frequentes. Afinal, a erupção dos primeiros dentinhos precisa ser feita de maneira saudável e com uma boa assistência. Isso evitará problemas sérios no futuro e fará com que a criança cresça com bons hábitos, garantindo uma vida adulta cheia de qualidade.

Como tornar o momento dos cuidados com a higiene mais divertido?

Muitas crianças odeiam o fato de “precisarem fazer alguma coisa” e se aborrecem em situações como a hora do banho ou o momento de escovar os dentes. Por conta disso, precisamos utilizar a criatividade e estratégias diversificadas para tornar esse contexto interativo e interessante.

Confira algumas dicas bacanas para que você, mamãe, papai ou familiar de uma criança pequena, saiba exatamente como fazer com que ela passe a gostar de escovar os dentes.

Tente implementar uma rotina aos poucos

Com as crianças, é praticamente impossível começar uma rotina de um dia para o outro. Por isso, que tal fazer as coisas aos poucos e gradualmente? Assim, o pequeno pode se acostumar tranquilamente com a nova realidade e se tornará menos resistente às novidades que o esperam.

Seja um bom exemplo

Outro ponto crucial é ser um modelo para a criança. Nessa fase, os pais e familiares são vistos como uma espécie de espelho. Por isso, é comum que as crianças imitem ou se inspirem nos movimentos de seus adultos preferidos. Escovar os dentes na frente da criançada é, portanto, uma ótima maneira de estimulá-las a fazer o mesmo.

Escolha uma escova de que a criança goste

Outra maneira relativamente simples de incentivar esse hábito é escolher uma escova muito bonita e chamativa. Há diversas opções no mercado (algumas, inclusive, com bichinhos e personagens de desenhos animados). Leve o seu filho às compras e peça a ele que escolha a escova que mais o agradar!

Conte histórias sobre o assunto

Outra opção bacana é buscar historinhas infantis que narrem os cuidados com a higiene bucal infantil. Se não as encontrar, use a sua criatividade e as invente você mesmo. Se quiser tornar esse momento ainda mais interessante, que tal preparar um livrinho (com ilustrações e tudo) com a ajuda de seu filho? Certamente, será divertido para os dois!

Crie um momento descontraído

Pare por um momento e reflita: de que o seu filho realmente gosta? Cada criança tem uma preferência, que pode ser ouvir músicas ou assistir a desenhos, por exemplo. Para tornar o momento da limpeza dos dentes mais sossegado e reduzir a carga de “obrigação”, que tal preparar o cenário com a trilha sonora ou o filmezinho favorito do pequeno?

Leve seu filho ao dentista desde cedo

Por fim, uma das dicas mais eficazes para manter as crianças interessadas na higiene bucal é ensiná-las o hábito de ir ao dentista. Um bate-papo com um bom profissional pode fazer maravilhas na hora de incentivar os pequenos a cuidarem dos dentinhos e, de quebra, reduz drasticamente a incidência de odontofobia.

Gostou do post de hoje? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas e notícias.

Nenhum comentário

Postar um comentário