Dentes de leite: esperar cair ou arrancar?

Deixar os dentes de leite cair naturalmente é a opção mais saudável para seus pequenos. Contudo, se isso não acontecer é necessário tomar alguns cuidados.

As crianças crescem rápido demais. Quando percebemos já estão falando, logo começam a caminhar e, ao piscar dos olhos, está na hora de trocar os dentes de leite.  A substituição dos dentes de leite, por exemplo, pode fazer com que você se pergunte sobre a demora no nascimento do permanente, a dificuldade para o dente de leite cair ou mesmo qual é a hora certa de procurar um especialista.

É o que vamos explicar melhor nesse post sobre a queda dos dentes de leite.

Posso arrancar os dentes de leite?

A partir do momento em que os dentes de leite começam a amolecer, é comum a criança ficar ansiosa e querer puxar o dentinho. Mas isso não é indicado. Os pais devem manter a calma e esperar que a raiz se desprenda, o que faz o dente cair naturalmente.

Também é importante explicar para a criança que tentar remover os dentes de leite antes da hora pode machucar e atrapalhar o nascimento dos permanentes. Use sua criatividade e uma linguagem adaptada ao contexto infantil para que a criança entenda.

Em algumas situações, os dentes de leite ficam soltos, mas não chegam a cair. Nesse caso, os pais ou mesmo a criança pode dar uma ajudinha e retirar o dente. Quando o dente cai ou é extraído em casa, quase não ocorre sangramento. Caso saia um pouco de sangue, basta segurar um algodão sobre a região. Depois disso, não peça para a criança fazer bochechos com água ou comer algo, é melhor aguardar pelo menos 30 minutos para ingerir uma bebida ou um alimento.

Quanto tempo demora para o dente permanente da criança nascer?

Geralmente, os primeiros dentes de leite caem entre os 5 e 6 anos de idade. Os meninos demoram mais para chegar nessa fase, comparado às meninas, que costumam alcançar o processo um pouco antes deles.

Após a queda dos dentes de leite, o permanente demora algumas semanas para apontar. Mas é preciso paciência, já que o crescimento completo leva um tempo maior: entre 6 e 8 meses. Enquanto isso, é importante cuidar muito bem das janelinhas, investindo na educação e saúde bucal da criança com  escovas adequadas ao uso infantil.

Caso o dente permanente não apareça em 3 meses, é indicado procurar por um odontopediatra. O problema pode ter diversas causas e só o odontopediatra saberá identificar o que está acontecendo e definir o melhor tratamento.

Tenho que levar meu filho ao dentista para extrair os dentes de leite?

Além da demora para o nascimento do dente permanente, outras situações pedem uma consulta com o dentista especialista em crianças, que é o odontopediatra.

Demora excessiva para os dentes de leite caírem, alterações na arcada dentária, queixas de dor e sobreposição dos dentes de leite sobre o definitivo também são exemplos de problemas que podem surgir nessa fase. Caso identifique algum desses problemas ou qualquer outra anormalidade, procure um dentista de criança.

Contudo, se o dente de leite amoleceu, caiu e logo o permanente apareceu, não há necessidade de procurar um dentista, já que o processo é natural da criança. No entanto, a consulta periódica ao odontopediatra deve continuar.

Gostou do post de hoje? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas e notícias.

Nenhum comentário

Postar um comentário