Importância de preencher corretamente o prontuário odontológico

O prontuário odontológico, basicamente é o agrupamento de todos os arquivos elaborados durante o tratamento do paciente. De acordo com o artigo 17 do Código de Ética Odontológica é obrigatória a elaboração e manutenção de forma legível e atualizada de prontuário e a sua conservação em arquivo próprio, seja de forma física ou virtual”.

Confira como armazenar as informações dos seus pacientes corretamente!

Nele devem constar todas as informações do paciente e ele precisa ser organizado de uma forma que a qualquer momento seja possível a avaliação do diagnóstico e plano de tratamento.

Além disso, também precisa ter a identificação do profissional, identificação do paciente, anamnese, exame clínico, plano de tratamento, evolução e intercorrências do tratamento, assim como radiografias, receitas, atestados, exames complementares e contrato de locação de serviços odontológicos.

O preenchimento correto do prontuário odontológico, além de ser o registro mais completo sobre o tratamento do paciente, também possui validade legal para proteger o dentista responsável de algum problema judicial que possa surgir.

O prontuário deve ser guardado pelo próprio dentista e o paciente pode ter acesso a ele sempre que solicitar e quando isso ocorrer é preciso fazer uma declaração confirmando que ele foi entregue para o paciente.

Gostou do post de hoje? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas e notícias.

Nenhum comentário

Postar um comentário