Quando um tratamento de canal é indicado?

Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista para realizar uma consulta de rotina. No entanto, quando se fala em tratamento de canal, esse medo se torna ainda maior. O procedimento consiste em tratar a parte interna do dente, removendo o tecido pulpar e realizando a posterior vedação do canal.

Conhecer essa técnica é importante para manter a saúde bucal em dia, além de corrigir danos que os dentes possam ter sofrido. Esse assunto nem sempre foi prioridade para a maioria das pessoas, mas nunca é tarde para começar a se cuidar.

Se você deseja saber o que é o tratamento de canal, para quais casos ele é necessário e como funciona, não perca o nosso post!

O que é o tratamento de canal?

O tratamento de canal, também chamado de terapia endodôntica, é importante quando o dente sofre qualquer tipo de lesão, seja por trinca, cárie ou algum trauma que resulte em inflamação e infecção da polpa ou do nervo. A lesão pode ser identificada por meio de radiografias. Uma vez que é diagnosticado por um dentista, o tratamento é feito.

O procedimento consiste na remoção da polpa e do nervo, limpando os canais e selando o dente para que ele fique protegido contra novas infecções. Quando um dente recebe esse tipo de tratamento, a pessoa pode perder a sensibilidade. Isso, porque os tecidos nervosos da polpa foram retirados e, assim, o dente não sentirá mais dor e nenhuma outra sensação provocada durante a alimentação.

Em quais casos ele deve ser realizado?

Existem diversas indicações específicas para o tratamento de canal. Confira, a seguir, quais são.

Indicação protética

A indicação para prótese é um dos casos que demandam o tratamento. Isso, porque o dente nessa situação está comprometido e não tem estrutura para receber a restauração. Assim, o tratamento de canal pode abrir espaço na parte interna da dentição, o que equilibra a saúde bucal da pessoa para que ela receba o pino metálico.

Fratura no dente

As fraturas dentais podem acontecer por vários motivos, como bruxismo e problemas na arcada, expondo a parte interna dos dentes. Quando isso acontece, o indivíduo sente desconforto na região, que costuma apresentar infecção e pus na raiz.

Cárie profunda

Os sintomas principais para o diagnóstico do tratamento de canal são dores na parte interna do dente e infecções. O incômodo pode ser percebido pelos pacientes depois de comer alimentos doces e ingerir líquidos gelados, deixando a gengiva sensível.

O desconforto é associado a algumas causas — como cáries, em que a proliferação de bactérias na boca compromete a dentição — e, em casos graves, atinge o osso maxilar.

Como esse procedimento funciona?

Esse procedimento provoca a remoção da polpa do dente e o esvaziamento do canal, seguido da desinfecção, limpeza e vedação da área para que fique longe de bactérias. O tratamento é feito com equipamentos profissionais, elétricos ou manuais, sempre sob anestesia. Confira, a seguir, o passo a passo do procedimento.

Pré-operatório

Nessa etapa, o paciente faz uma consulta com o profissional para realizar o diagnóstico. Além da análise clínica, o dentista solicita exames de imagem, como a radiografia.

Abertura da coroa

O tratamento é feito com anestesia local, para evitar que a pessoa sinta desconforto ou dores. Após isso, o dentista realiza uma pequena abertura na coroa do dente com uma broca odontológica, para ter acesso ao tecido interior.

Com o auxílio dos exames de imagem feitos pelo indivíduo anteriormente, o profissional identifica o comprimento do canal para remover a polpa com um instrumento específico. Isso faz com que ele não atinja os tecidos saudáveis e trate somente o necessário.

Limpeza do canal

Após a retirada dos tecidos comprometidos, o dentista faz a limpeza do canal que foi aberto. Esse processo é realizado por meio de uma lima. Eles são esvaziados, raspados e, depois, desinfetados para a eliminação de qualquer bactéria.

Se essa fase não for muito bem-feita, pode sobrar algum tecido no canal. Quando isso ocorre, é provável que a pessoa volte a ter dores e outros sintomas.

Obturação do dente

Depois de realizados os passos anteriores, o profissional insere um produto para auxiliar a eliminar bactérias e cicatrizar os tecidos ao redor da ponta da raiz, fechando provisoriamente a entrada do canal. Quando o dentista percebe que o tratamento foi bem-sucedido, ele realiza o preenchimento dos canais com materiais específicos.

Nessa fase, também é fundamental que ele tenha cuidado de fechar todos os canais, para que não ocorra infiltração e não haja a proliferação de bactérias. Algumas pessoas apresentam o comprometimento de vários dentes. Por isso, a quantidade de atendimentos pode variar para cada um.

As alterações morfológicas nos dentes, o grau de infecção e a presença de pus são fatores que determinam as particularidades e complexidades do tratamento. É por essa razão que é diferente para cada paciente, embora a mesma sequência seja seguida.

Quando devo procurar um dentista?

Um sintoma bastante comum de que o canal do dente está com problemas é a dor. Além disso, o inchaço na gengiva é um sinal frequente. Outros fatores também indicam a necessidade de procurar um dentista, como:

  • abscesso na gengiva;
  • cárie profunda;
  • inchaço;
  • doenças da gengiva;
  • febre;
  • trauma nos dentes;
  • presença de lesão no osso;
  • dente escuro.

Como vimos, o tratamento de canal é indicado para quem sofre com cáries e fratura no dente e deve ser feito por um profissional qualificado. Assim, caso você esteja com sintomas, não deixe de procurar um dentista.

Gostou deste post? Continue nos acompanhando e fique por dentro de tudo que acontece no universo da odontologia!

Nenhum comentário

Postar um comentário