8 cuidados na extração dos dentes sisos

Muitas pessoas acabam tirando os dentes sisos em algum momento da vida. Várias delas tremem só de pensar sobre o assunto. Só que, na prática, esse não precisa ser um problema, principalmente se forem tomados certos cuidados na extração para não ter nenhuma complicação.

Geralmente, trata-se de uma intervenção cirúrgica comum, normalmente indicada porque o nascimento dos terceiros molares, nem sempre rompem certos na boca, eles podem ficar impactados ou inclusos. A questão é que eles nascem de formas diferentes em cada pessoa, o que diferencia também a cirurgia.

Quer saber quais são as precauções que você deve ter ao passar por essa situação? Confira a seguir!

1. Tome os remédios indicados

Depois de passar pelo procedimento de extração, o profissional certamente vai prescrever uma série de recomendações e medicamentos para evitar dores e inflamações, entre outros possíveis agravos. Essa prescrição deve apresentar itens como anti-inflamatórios, analgésicos e até antibióticos, recomendando inclusive por quanto tempo cada medicação precisa ser tomada. Tudo deve ser seguido fielmente para prevenir qualquer mal-estar.

2. Tenha mais cuidado na escovação

É muito comum que o paciente sinta maior fragilidade na região durante os primeiros dias pós-cirurgia. E não é para menos. No entanto, isso não significa que a rotina de higienização bucal pode ser prejudicada. Só é bom ter um pouco mais de cuidado ao escovar os dentes, especialmente os que ficam próximos aos locais onde estavam os sisos — que provavelmente estarão inchados, doloridos e com os pontos da cirurgia.

Então entenda: embora a limpeza tenha que ser rigorosa para impedir a proliferação de bactérias e deixar a boca bem limpa, fazer uma escovação mais suave é mais que recomendado. Alguns truques para essa prática são:

  • usar uma escova de dentes com as cerdas bem macias;
  • deixar a pressa de lado, fazendo todo o processo com muita atenção;
  • pegar um cotonete úmido para retirar os restos de alimentos visíveis que estejam ao redor dos pontos;
  • fazer bochechos mais suaves, de preferência usando só água para lavar a boca — a aplicação de enxaguantes bucais deve ser orientada pelo dentista.

3. Faça compressas geladas

Ficar com uma leve sensação de dor (amenizada pelos remédios) e com o rosto inchado também é normal. Nesse caso, o ideal é fazer compressas geladas para reduzir esses sintomas.

Você pode colocar pedras de gelo em um saco plástico, segurando-o na parte externa da bochecha, em contato com a área inchada. Uma bolsa térmica gelada é outra opção. Esse ritual deve ser feito por aproximadamente 20 minutos e diversas vezes nas primeiras 24 horas depois da extração.

4. Controle a alimentação

O incômodo de ter passado por uma cirurgia bucal é capaz de deixar as pessoas mais resistentes para comer, por medo de provocarem dor ao fazer determinados movimentos ou de atingir o local acidentado. Assim, é melhor ter uma alimentação mais leve nos primeiros dias, evitando alimentos muito duros e quentes, o que tende a causar feridas ou sangramentos.

Não por acaso, sorvetes, sucos e vitaminas estão entre as alternativas mais indicadas para os recém-operados. Só fique atento para ter uma dieta nutritiva. E outra dica indispensável é manter a hidratação em ordem, tomando bastante água durante o dia, mas sem fazer o movimento de sucção. Por isso, prefira copos, tentando não usar canudos.

5. Evite fumar ou consumir álcool

Nessa fase de recuperação, a ingestão de bebidas alcoólicas e o fumo são práticas que devem ser evitadas ao máximo. Até que a cicatrização do corte aconteça, o contato com essas substâncias nocivas pode desencadear outros problemas, atrapalhando o restabelecimento completo.

Pensando nisso, os fumantes devem suspender o uso de cigarros até pelo menos a hora de retirar os pontos, enquanto o álcool precisa ser cortado até mesmo pelos riscos da interação com os medicamentos.

6. Saiba lidar com eventuais sangramentos

Apesar de ser um procedimento simples e seguro, não há como negar que fazer uma cirurgia causa certa agressão, deixando o local temporariamente comprometido. Uma das consequências mais frequentes disso é o sangramento.

Na prática, muitas pessoas nem chegam a passar por isso. No entanto, se acontecer com você, não é preciso ficar preocupado. Basta colocar um pedaço de gaze limpa sobre o local e tentar mordê-la até perceber que o sangue parou de sair. Se isso não for o suficiente e o problema persistir, vale a pena entrar em contato com seu dentista.

7. Dê uma maneirada nas atividades

Ainda que não seja uma cirurgia gravíssima, é bom deixar o corpo relaxar, não exagerando nas atividades cotidianas logo depois do procedimento. Fazer esportes, ficar muito tempo no sol, carregar peso e abaixar a cabeça estão entre os movimentos não recomendados.

Não é necessário fazer repouso absoluto, mas toda precaução é sim válida durante esse período. A propósito, um bom conselho é tentar ficar em uma posição com a cabeça mais elevada pelo maior tempo possível. Então aproveite para pegar um travesseiro mais parrudo e descansar assistindo a um filme na TV ou lendo um livro.

8. Retorne ao dentista no tempo indicado

Por mais que tudo tenha corrido muito bem, comparecer à consulta de retorno é essencial. Normalmente, essa volta é marcada cerca de 7 dias após a extração, justamente para que o cirurgião remova os pontos e avalie o processo de cicatrização.

A ocasião também deve ser aproveitada para tirar todas as dúvidas e voltar para casa com a sensação de dever cumprido. Pode ser ainda que os pontos sejam do tipo reabsorvíveis, o que não exige a volta ao consultório para sua remoção. De toda forma, manter o contato com o dentista é importante para conferir os resultados do procedimento.

Acredite: tomar esses cuidados na extração dos sisos faz toda a diferença para que nenhuma outra complicação comprometa sua saúde bucal e geral, o que é fundamental para seu bem-estar.

Gostou do post? Continue nos acompanhando e fique por dentro das nossas dicas e notícias

Nenhum comentário

Postar um comentário