A importância da tomografia para implantes

Quando se planeja a colocação de implantes dentários, um dos exames que é importante realizar é a tomografia computadorizada (TC). Saiba porque o exame de tomografia é tão importante para o sucesso dos implantes. A tomografia computadorizada é um exame radiográfico de grande confiabilidade e bastante útil na odontologia, principalmente para o planejamento de implantes dentários.

Nesse caso, a principal vantagem da TC sobre uma radiografia panorâmica, por exemplo, é que as imagens são tridimensionais (3D) e capturadas em “fatias”, permitindo a visualização dos tecidos de forma distinta. Enquanto que nas radiografias panorâmicas as imagens dos tecidos ficam sobrepostas (2D).

Planejamento e Segurança

As imagens mais precisas da TC facilitam ao cirurgião implantodontista conhecer com exatidão a espessura óssea do paciente e dessa forma, identificar se há altura e largura suficiente para fixação dos implantes ou sobretudo se há necessidade de enxerto ósseo para complementação. A boa espessura óssea do maxilar e mandíbula do paciente é em suma, o requisito básico para colocação e estabilização dos implantes dentários com ou sem enxerto.

A TC também permite que o cirurgião conheça e dessa forma preserve estruturas delicadas, como por exemplo o trajeto de nervos. As imagens de tomografia computadorizada são com toda a certeza versáteis, porque podem ser transferidas para um computador e manipuladas pelo cirurgião através de um software de planejamento.

Ele faz então o planejamento virtual das posições dos implantes conforme a disponibilidade óssea do paciente, e até mesmo encomenda uma guia cirúrgica que funciona como um gabarito e dessa maneira indicar o local exato em que as perfurações devem ser feitas.

Isso certamente contribui para que os implantes sejam colocados corretamente, bem como para escolha dos melhores tamanhos de implantes, aumentando o sucesso do procedimento, reduzindo consideravelmente a probabilidade de perda dos implantes, de tal forma que a cirurgia ocorra de maneira minimamente invasiva.

A Tomografia Computadorizada é um exame obrigatório para colocação de implantes dentários?

Sim. Hoje em dia considera-se que a tomografia computadorizada é uma exame obrigatório para a realização de implantes dentários. Na maioria dos casos, a tomografia computadorizada auxilia ao cirurgião dentista no planejamento dos implantes. Porém em casos em que a existência de osso é muito evidente, logo após análise clínica e por meio de radiografias comuns, o implantodontista pode dispensar a realização de uma TC. Mas para maior segurança e conforto, é primordialmente recomendada a realização da tomografia para o planejamento dos implantes dentários.

E você precisa fazer uma tomografia odontológica? Entre em contato conosco!

Nenhum comentário

Postar um comentário