Mitos sobre saúde bucal que você sempre acreditou

A saúde bucal é parte integrante e fundamental da saúde geral de um indivíduo. Além de contribuir para melhor qualidade de vida, cuidados com a saúde bucal tendem a aumentar a autoestima às pessoas – afinal dentes saudáveis significam também um sorriso mais bonito.

Todavia, é necessário tomar cuidado em relação a alguns mitos envolvendo a saúde bucal. Para isso, reunimos aqui os 6 principais mitos sobre a saúde bucal que você precisa conhecer. Confira!

1. Bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes

Solução caseira muito propagada, o bicarbonato de sódio nunca deve ser utilizado como método de clareamento dental. O produto é muito abrasivo e o seu uso inadequado provoca desgaste no esmalte dos dentes, podendo causar sérios danos.

Para clarear os dentes, existem diversos outros produtos, eficientes, e que realmente funcionam e não danificam os esmaltes dos dentes. O bicarbonato deve ser utilizado apenas pelo dentista, que o usa para fazer uma limpeza controlada da superfície do dente, com uso restrito de bicarbonato de sódio.

2. O dente siso sempre deve ser extraído

Embora os sisos possam causar problemas na mastigação, gerar incômodo e dor, eles nem sempre precisam ser retirados por meio de cirurgia. Quando eles não comprometem a mastigação e não geram incômodo ou dor, eles podem continuar presentes na arcada dentária sem maiores problemas.

Em alguns casos, os dentes sisos nem mesmo chegam a erupcionar (nascer) e para esses casos a extração dos sisos apresenta mais problemas do que solução. Para melhor avaliação da necessidade de extração, é necessário acompanhamento com um profissional especializado.

3. Chiclete sem açúcar é bom contra as cáries

As cáries são problemas que podem causar dor e até mesmo a perda de dentes. Elas surgem como resultado de uma higienização precária, com uso incorreto da escova de dente, fio dental e enxaguante bucal. Todavia, é comum que pessoas sem conhecimento indiquem o chiclete como solução para a cárie, o que é equivocado.

Apesar de não causar cáries, o chiclete sem açúcar está longe de ser uma solução. Além disso, a mastigação constante de chiclete pode levar a uma fadiga nos músculos de abertura e fechamento da boca, levando a problemas na articulação têmpora-mandibular (ATM), originando ou acentuando o bruxismo.

4. Enxaguantes bucais podem substituir a escovação

Os enxaguantes bucais servem apenas para complementar a higiene bucal, especialmente aqueles que possuem flúor em sua composição. O líquido penetra em locais que a escova não consegue atingir, potencializando o processo de higienização. Contudo, a escovação e o uso do fio dental são os métodos mais eficientes para manter sua boca limpa.

5. Escova com cerdas mais duras limpam melhor

Escovas duras não limpam melhor e não são recomendadas. Pelo contrário, escovas de cerdas macias ou ultra macias, e de cabeça pequena, são as mais indicadas. Isso ocorre pelo fato que a escovação deve massagear a gengiva, sem aplicar muita força. Quando é aplicada muita força, a gengiva pode se retrair e desgastar o esmalte.

Além disso, é indicado que se escove não apenas os dentes, mas a língua, a gengiva e tecidos próximos, pois nessas regiões ocorre concentração de bactérias que causam o mau hálito.

6. Quanto maior a quantidade de creme dental, melhor se torna a higiene bucal

O uso em excesso do creme dental é apenas um desperdício. A quantidade necessária para fazer a limpeza é aquela que ocupa o sentido transversal da escova em sua totalidade. Além disso, a aplicação de excesso de creme dental aumenta a chance desse material ser engolido, podendo causar problemas de saúde, especialmente em crianças.

Para cuidar da saúde bucal, é necessário estar atento e não cair em mitos que são espalhados por aí sobre os métodos mais eficazes para evitar cáries, tártaro, mau hálito e outros problemas. A consulta com um profissional é indispensável para garantir a saúde dos seus dentes.

Gostou do post? Continue nos acompanhando e fique por dentro das nossas dicas e notícias!

Nenhum comentário

Postar um comentário