A Importância da Tomografia Cone Beam na Radiologia Odontológica

Existem dois métodos principais na radiologia odontológica: a radiografia periapical e a radiografia panorâmica. O exame de Tomografia Cone Beam é uma prática do Diagnóstico por Imagem que tem crescido muito rápido na área.

Continue a leitura e veja como a Tomografia Cone Beam é importante para a radiologia odontológica.

Tomografia Computadorizada

A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza os Raios-X, atravessando o corpo do paciente, para formar imagens na tela de um computador.

O primeiro tomógrafo era bem simples, porém, o exame era demorado e com doses altas de radiação. Com o passar do tempo o equipamento foi aprimorado, diminuindo assim o tempo de varredura, a dose de radiação e melhorando a qualidade das imagens.

Atualmente, os equipamentos mais modernos de Tomografia são chamados de nova geração, onde é possível acomodar o corpo inteiro do paciente e realizar toda a varredura do corpo em poucos segundos, com níveis menores de radiação.

Além da Tomografia tradicional existe a Tomografia Cone Beam.

A Tomografia Cone Beam tem sido muito utilizada na odontologia, por disponibilizar imagens tridimensionais, sendo indicada principalmente na implantodontia.

Como Funciona a Tomografia Cone Beam?

O aparelho de Tomografia Cone Beam é semelhante ao aparelho de Raios-X panorâmico, o paciente pode ser posicionado sentado, em pé ou em decúbito dorsal (dependendo do aparelho).

O tomógrafo cone beam tem dois componentes principais que são localizados em polos diferentes do aparelho. São eles: a fonte de Raios-X, que emitem a radiação em forma de cone e o detector de Raios-X.

É realizado apenas um giro de 360° em torno da cabeça do paciente fazendo a aquisição das imagens a cada 1° grau, após a aquisição das imagens, toda a informação é enviada para um computador. No computador é instalado um software que permite a realização de reconstruções em 2D ou 3D e a retirada de estruturas indesejadas. O tempo de exame varia de 10 a 70 segundos e o tempo de exposição vai de 6 a 7 segundos, é um tempo de exposição bem curto.

Aplicações da Tomografia Cone Beam na Odontologia

Existem diversas aplicações do exame na odontologia, a aplicação mais comum é na implantodontia. Veja outras indicações:

  • Localizar elementos dentais inclusos
  • Avaliar o grau de reabsorção radicular de dentes adjacentes a caninos retidos
  • Avaliar a relação de dentes inclusos com acidentes anatômicos
  • Localizar pequenas trincas e fraturas dento-alveolares
  • Avaliar fraturas radiculares
  • Visualizar tamanho, forma e número de canais radiculares
  • Determinar quantidade, qualidade e inclinação do rebordo ósseo alveolar
  • Observar anomalias da Articulação Temporomandibular
  • Auxiliar no diagnóstico e delimitação das lesões patológicas
  • Avaliação de patologias
  • Observar pacientes portadores de fenda palatina
  • Determinar quantidade de osso para tracionamento ortodôntico
  • Avaliar relação entre diâmetro das raízes e as tábuas ósseas vestibulares e linguais
  • Realizar planejamento cirúrgico virtual

A Tomografia Cone Beam possui uma importância muito grande no planejamento do implante porque com as imagens é possível cortes precisos do osso alveolar remanescente, medir altura e espessura, medidas específicas entre o osso e as estruturas vitais, como nervos, seio maxilar e fossa nasal.

Através da Tomografia Cone Beam é possível simular a cirurgia de implante antes de realizá-la.

Continue nos acompanhando e fique por dentro das nossas dicas e notícias!

Está  precisando fazer um exame odontológico? Entre em contato conosco!

Nenhum comentário

Postar um comentário