A Importante Interpretação de Imagens Radiográficas na Odontologia

As radiografias são exames ou como dizemos, projeções bidimensionais de estruturas tridimensionais. É extremamente importante o conhecimento da anatomia normal das estruturas e como elas se apresentam na imagem radiográfica. Para depois, conseguirmos identificar uma estrutura anormal, que pode ser uma variação da normalidade ou uma doença já instalada por exemplo.

Continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre a importância da interpretação das imagens radiográficas!

Afinal, o que é uma radiografia?

As radiografias são exames ou como dizemos, projeções bidimensionais de estruturas tridimensionais, portanto, não expressam a profundidade. Dessa maneira, muitas estruturas aparecem sobrepostas na imagem, o que pode dificultar sua avaliação. Por isso é extremamente importante o conhecimento da anatomia normal das estruturas e como elas se apresentam na imagem radiográfica. Para depois, conseguirmos identificar uma estrutura anormal, que pode ser uma variação da normalidade ou uma doença já instalada por exemplo.

O conhecimento da anatomia normal do complexo dentomaxilofacial e das estruturas adjacentes constitui uma base sólida para a correta interpretação radiográfica. Na seguinte frase: “Quem não sabe o que procura, não reconhece o que encontra”. Desse modo, compreendemos que na radiologia nada é adivinhação e sim o resultado do estudo e interpretação das imagens.

Quais são os objetivos da avaliação de uma radiografia dental?

A avaliação de uma radiografia odontológica consiste então em 3 objetivos principais, são eles:

  1. Identificar a presença da doença ou agravo no complexo dentomaxilofacial;
  2. Fornecer informações da natureza e da extensão da condição/doença;
  3. Possibilitar a formação de diagnósticos diferenciais.

Na radiologia, todo diagnóstico feito é baseado na avaliação correta dos exames imaginológicos, sem esquecermos de que o diagnóstico final será o resultado das avaliações clínica, radiográfica e histopatológica. O exame radiográfico faz parte dos exames complementares e são requeridos após a avaliação clínica e verificação de sua necessidade. Afinal, trata-se de um exame que se utiliza da radiação ionizante para formar a imagem e por isso os princípios de radiobiologia e radioproteção devem estar muito bem esclarecidos e sempre respeitados pelos profissionais. Exame radiográfico não é brincadeira, tem indicação correta, sempre!

E o que são as chamadas estruturas radiopacas e radiolúcidas que vemos numa imagem radiográfica?

As radiografias são projeções de sombras em áreas que variam de tonalidade entre o preto e o branco, com nuances intermediárias de cinza. Sendo assim, entendemos que a variação de tonalidades das sombras radiográficas nos permite a classificação das imagens em 2 categorias: as radiopacas, que correspondem às imagens de estruturas que possuem maior poder de absorção dos raios X; as radiolúcidas, que são imagens de estruturas que absorvem pouco os raios X.

Desse modo, em condições normais por exemplo, o esmalte dental que é uma estrutura bem rígida, densa, rica em cálcio, aparece totalmente radiopaco numa radiografia; enquanto a polpa dental que é um tecido mole, pouco denso, rico em sangue aparece totalmente radiolúcido. Estruturas diferentes irão apresentar imagens diferentes, dependendo da sua composição (estrutura atômica) e da sua massa.

Gostou do post? Continue nos acompanhando aqui no blog e fique por dentro das nossas dicas e notícias sobre o mundo da odontologia.

Nenhum comentário

Postar um comentário