Por que a documentação ortodôntica é importante?

A maioria das pessoas está preocupada com a beleza dos dentes. Mas para esbanjar um sorriso harmônico nas fotos e na vida real, é necessário seguir hábitos de higiene, ter atitudes preventivas e tratar os eventuais problemas odontológicos.

Para tanto, o primeiro passo, geralmente, consiste em providenciar a documentação ortodôntica solicitada na consulta com o especialista, o que levará a um tratamento de acordo com a necessidade e expectativa do paciente.

Conheça a importância da documentação ortodôntica, do que se trata, como ela é feita e para que serve. Confira!

O que é a documentação ortodôntica?

Trata-se do conjunto de exames, geralmente de imagem, que ajuda o profissional a diagnosticar algum problema, a fim de que ele possa estudar quais os tratamentos adequados ao paciente.

A documentação é solicitada, em um primeiro momento, para que seja definida a linha de atuação a ser seguida pelo dentista. Bastante útil, ela é sempre consultada ao longo do processo, também com a finalidade de verificar a evolução do tratamento.

Como a documentação ortodôntica é feita?

Em geral, os dentistas requisitam fotografias intra e extra-orais, modelos de gesso e radiografias, principalmente quando existe a possibilidade do uso de aparelho ortodôntico. Logo, é necessário que o paciente colabore para que as imagens e moldes possam, de fato, ajudar a identificar sua condição pelo profissional.

Entenda que é desnecessário se preocupar com dor durante os procedimentos, uma vez que não a causam, ainda que a moldagem e as fotos intra-orais possam ser desconfortáveis. Além disso, os resultados do mapeamento oral não demoram a ficar prontos, o que torna o processo ágil.

Qual a importância da documentação ortodôntica?

Como já mostrado, os exames de imagem, radiografias, fotografias, medições, gráficos e modelos são registros fundamentais para realizar um tratamento ortodôntico adequado. Ainda, com essa documentação, o ortodontista consegue fazer um verdadeiro mapeamento de eventuais problemas e aspectos individuais.

Isso porque, no decorrer do processo, as estruturas orofaciais do paciente serão movimentadas e, para que o tratamento seja assertivo, é preciso planejamento detalhado da sua condição, além da verificação de aspectos e complicações em locais onde não se pode enxergar com facilidade.

Quais são as vantagens em ter a documentação ortodôntica?

Com toda tecnologia disponível em um exame ortodôntico, a garantia da assertividade de um diagnóstico mais elaborado é bem maior do que a sua ausência. Logo, esse conjunto, representado por radiografia e tomografias, permite a avaliação de assimetrias ou de outras alterações ósseas do paciente.

Para entender as vantagens dessa prática, confira alguns benefícios promovidos pelos exames:

  • é possível analisar as estruturas anatômicas com clareza em várias imagens;
  • utiliza-se de uma tecnologia de ponta para proporcionar mais conforto e segurança ao paciente;
  • garante maior objetividade para indicar um tratamento dentário mais adequado à estrutura óssea do paciente.

Por fim, é necessário que o profissional conheça muito bem as suas expectativas em relação aos resultados do tratamento odontológico para que sua satisfação seja alcançada. Logo, a análise da documentação ortodôntica serve como base para o início de uma relação honesta entre paciente e dentista. Dessa forma, é possível conquistar o sorriso dos sonhos.

Gostou do post? Continue nos acompanhando, toda semana temos conteúdos novos!

Nenhum comentário

Postar um comentário