Arraiá bão é arraiá com a saúde bucal em dia: confira 4 dicas

Junho é uma das épocas mais esperadas e deliciosas do ano. Mesmo em tempos de isolamento social, certamente você está preparando seu arraiá em casa e esperando pelo momento de curtir o clima de festa Junina e todas as comidas típicas. Mas como fazer isso sem prejudicar a saúde bucal?

Afinal, doces, são os principais causadores da cárie, inimiga número um da saúde bucal, domina as festas juninas. E tem opções para todos os gostos: arroz doce, canjica, cural, bolo de fubá, maçã do amor, pamonha, algodão doce, paçoca etc. É impossível de resistir!

Mas não precisa se desesperar, é possível curtir todos os sabores sem prejudicar seus dentes.

Quer saber como? Continue a leitura até o fim porque agora vamos contar quatro dicas incríveis e super simples que vão proteger seus dentes das delícias das festas juninas sem deixar de comer de tudo, é claro!

1- Olha a cárie! É mentira!

Poderia ser só mais uma brincadeira de festa junina, daquelas que alguém sempre faz na hora da quadrilha. Mas cárie é coisa séria!

Com tantos doces típicos, lotados de açúcar, não dá para vacilar com a higiene bucal e correr o risco da cárie tomar conta e dominar a quadrilha dos dentes saudáveis!

Por isso, uma dica simples e que não vai fazer você abrir mão dos quitutes da festa é trocar o refrigerante para acompanhar as comidas, por um suco natural sem açúcar.

Os refrigerantes têm tanto açúcar quanto uma paçoca ou uma maçã do amor, por exemplo. Então, que tal fazer essa compensação, trocando o açúcar do refrigerante por um doce junino que você quer comer?

O açúcar é nocivo aos dentes, pois danifica o esmalte que os envolve. Provocando, assim, o surgimento das cáries.

Quanto menos a exposição dos dentes ao açúcar, menos os riscos de cárie. Ou seja, vale a pena abrir mão do refrigerante para aproveitar melhor a festa e todos os docinhos.

2- Na quadrilha, não faça par com os restos de alimentos

Chegou a hora da quadrilha e você está sem um par? A dica é: antes só do que mal acompanhado!

Não faça par com os restos de alimentos que insistem em ficar coladinhos em você, escondidos entre os seus dentes. Eles não querem dançar quadrilha com você, só querem danificar os seus dentes!

Os restos de alimentos, se não retirados, podem estimular o surgimento de bactérias, cárie, tártaro e placa bacteriana. Todos eles são responsáveis por causar dor e inflamação, além de deixar os dentes com aspecto desagradável e mau hálito.

Se você que curtir o arraiá bem longe desses problemas, sempre escove os dentes e utilize fio dental depois da comilança.

3- Muita atenção na hora da quadrilha do aparelho ortodôntico

Essa vai para as quadrilhas dos caipiras que usam aparelho e também para a quadrilha da galera que usa próteses dentárias: muita atenção os alimentos duros e crocantes.

Pé de moleque, quebra-queixo, amendoim, maçã do amor, milho etc. Viu quantas formas de descolar seu aparelho, quebrar os braquetes ou danificar a sua prótese?

Mas calma, isso só acontece se você não tomar os devidos cuidados na hora de comer esses alimentos. Basta ter atenção e cautela para não forçar demais os dentes com aparelhos.

Se possível, coma o alimento em porções menores, de forma que você não precise pressionar os dentes com aparelhos e próteses.

Corte a maçã do amor em quatro pedaços ou mais, retire o milho da espiga antes de consumi-lo com a ajuda de uma faca, parta os alimentos em porções menores, como o pé de moleque. Tudo isso reduz o atrito dos dentes dos alimentos e evitar danos às próteses.

Dessa forma, você saboreia todos os pratos típicos sem prejudicar seu tratamento ortodôntico.

4- Pula a fogueira, mas nunca pule a hora de escovar os dentes!

Na festa junina, sempre chega a hora de pular a fogueira e se divertir com a quadrilha. Porém, depois que a festa terminar, não pule de maneira alguma a hora de escovar os dentes.

Depois de comer tantos alimentos deliciosos, é fundamental realizar a correta higienização de toda a boca. Escove bem os dentes com uma escova adequada e um bom creme dental, não se esqueça de escovar as bochechas e a língua, nem deixe de passar fio dental entre todos os dentes, até a gengiva para retirar os restos de alimentos e, para finalizar, um enxaguante bucal.

A limpeza correta de toda a boca protege os dentes de danos que podem ser causados pelos restos de alimentos das festas juninas.

Trocando em miúdos

Agora que você já sabe que é  possível aproveitar todo o clima de alegria, e é claro, todo o sabor que só as festas juninas trazem para os nossos dias, sem comprometer a saúde dos seus dentes, não deixe de cuidar da sua saúde bucal. Basta manter alguns cuidados simples e práticos.

Como vimos, basta escovar os dentes corretamente após as refeições, utilizando fio dental para retirar os possíveis restos escondidos na gengiva, uma boa pasta de dentes e, se você preferir, também o enxaguante bucal. Toda essa rotina de cuidados deve fazer parte do seu dia, principalmente nas festas juninas, quando se come doces além do normal.

Nenhum comentário

Postar um comentário