Como aliviar a dor após a manutenção do meu aparelho ortodôntico?

A ortodontia tem evoluído constantemente. Hoje já são utilizados fios mais modernos nos aparelhos ortodônticos. Apesar deles não realizarem tanta pressão sobre os dentes, há pacientes que ainda sentem muito desconforto. Por isso, quem usa aparelho ortodôntico pode não se sentir tão confortável com as visitas ao dentista. Isso porque a dor durante e após a manutenção chega a ser quase insuportável para algumas pessoas. Mas existem maneiras de aliviar esse desconforto durante e no período pós manutenção. Então, nada de desistir do tratamento com uso do aparelho dentário. A dor faz parte do processo mas com o nosso post de hoje tudo pode melhorar.

Tipos de desconforto causado pelo aparelho

Mesmo tendo esses desconfortos fique tranquilo. Como citamos acima, existem formas que vão deixar todo o processo bem mais leve e tranquilo. Tenha em mente que o uso do aparelho dentário traz diversos benefícios. Vale a pena insistir e continuar o tratamento até o fim.

Estes são os tipos de possíveis alterações mais comuns:

  • Atrito natural das peças do aparelho, como os bráquetes, com outras partes da boca, como a gengiva, bochecha, língua e os lábios;
  • Pressão sobre os dentes;
  • Aftas;
  • Pequenos sangramentos.

Preste atenção na sua dieta e faça mudanças se necessário

Durante o primeiro dia após a colocação ou manutenção do aparelho ortodôntico, o ideal é adotar uma dieta rica em alimentos que exigem menor mastigação, como sopas, purês, iogurte e vitaminas. Parece óbvio que você não deve comer alimentos mais duros nesta etapa. Mas muitas pessoas ignoram esse fato mesmo assim.

Como você não quer ser uma delas, selecione várias possibilidades de alimentos mais moles também para os dias seguintes até se sentir mais confortável. Outra dica são as opções mais frias ou geladas como o sorvete. Esse tipo de alimento possui um efeito analgésico natural que alivia a sensação de desconforto. Os alimentos e bebidas ácidas podem piorar o desconforto em sua boca, então evite.

Enxaguar a boca com água salgada adianta?

Se você escutou falar que o enxágue com água salgada têm o poder de aliviar o desconforto, pode acreditar. Esta ação ajuda a tratar as eventuais feridas que você terá que lidar ao utilizar o aparelho, geralmente ocasionados pelo atrito com a bochecha.

Veja como fazer:

  1. Em um copo de água morna, acrescente uma colher de chá de sal refinado comum.
  2. Em seguida, misture até dissolver todo o sal.
  3. Faça o bochecho cuidadosamente por aproximadamente um minuto antes de cuspir.
  4. Você deve repetir diversas vezes ao dia sempre que estiver sentindo desconforto.

Enxaguar a boca com água oxigenada diluída adianta?

Se você também tem dúvidas se o enxágue com água oxigenada adianta, saiba que por ele ser um antisséptico pode reduzir a inflamação sim. Então, a sua boca ficará menos irritada suavizando a dor desagradável. Procure pelos produtos à base de água oxigenada nas drogarias e veja como fazer:

  1. Dilua a água oxigenada em um recipiente com água.
  2. Faça o bochecho cuidadosamente por aproximadamente um minuto antes de cuspir.
  3. Você deve repetir diversas vezes ao dia sempre que você estiver sentindo mais  desconforto.

Já ouviu falar na cera ortodôntica?

Existe uma outra dica eficiente e que pode te ajudar muito. É a cera ortodôntica. Ela consegue proteger o interior da sua boca já que forma uma barreira entre o aparelho e nas partes em que ele encosta. Peça ao seu dentista uma amostra grátis ou procure o produto em drogarias.

Acredite, a higiene bucal faz toda a diferença e pode ser mais fácil do que você pensa!

Muitas pessoas podem ficar com desânimo do tratamento ortodôntico com aparelho por achar que a higiene bucal será cansativa e desgastante. Nada disso! Existem táticas, produtos, escovas, entre outras formas, que deixam tudo bem mais fácil.

Fio dental superfloss

É o caso do fio dental superfloss, por exemplo. Um fio dental que é adequado para ocupar os espaços entre as peças do seu aparelho e super prático. Não se esqueça de passar após cada refeição.

Creme dental para dentes sensíveis

Outro exemplo é o creme dental para dentes sensíveis. Isso porque eles contêm o nitrato de potássio, uma substância química que ajuda a reduzir a sensibilidade.

Escovas de dentes macias

Assim como você deve comer alimentos mais moles, com a sua escova não podia ser diferente. A escova de cerdas macias é ideal neste momento. Desta forma, é possível evitar atritos desnecessários aos seus dentes e gengivas.

Não utilize muita força na hora da higiene bucal

Na verdade, você nunca deve utilizar muita força na hora da higiene bucal. Isso pode causar alterações na gengiva entre outras consequências. Imagina só com os aparelhos então, quando a sua boca está ainda mais vulnerável. Faça movimentos suaves! São esses hábitos, de higiene bucal, que também podem fazer a diferença para diminuir significativamente o desconforto na sua boca.

As dores estão incomodando muito? Use analgésicos para aliviar o desconforto

O uso de analgésicos como o paracetamol, Tylenol, é indicado quando a dor estiver muito forte. Consulte a bula para garantir que você não tem alergia a medicação. Tome a dose adequada para o seu peso com um copo cheio de água e após uma refeição. Assim você irá conseguir alívio para o desconforto causado pelo aparelho da forma correta e sem causar outros efeitos prejudiciais à sua saúde.

Atenção! Para desconfortos mais extremos visite seu dentista

Sentiu dores e desconforto nos primeiros dias? É comum. Mas se elas persistirem por vários dias é sinal de que você precisa encontrar uma solução para o problema com a orientação do especialista. Então, lembre-se que se houver desconfortos mais extremos, é indicado retornar o mais rápido possível ao ortodontista. O profissional realizará uma reavaliação e ajustar o que for necessário.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Acompanhe o nosso site!

Nenhum comentário

Postar um comentário