Materiais odontológicos e suas funções: conheça os principais

Alguns materiais odontológicos e suas funções atendem especialmente a alguma especialidade, como Implantodontia, Endodontia, Ortodontia ou Estética. Entretanto, há alguns produtos considerados de uso universal por qualquer consultório de dentista.

São equipamentos e descartáveis odontológicos básicos para o atendimento de pacientes, mantendo o conforto e a biossegurança do ambiente da clínica.

Listamos, neste post, os itens mais importantes para as especialidades odontológicas e como escolher produtos de qualidade. Veja só!

Clínica Geral

Os materiais odontológicos para Clínica Geral são usados por todos os dentistas, seja qual for a especialidade. Veja os mais essenciais para o consultório:

Autoclave

Todo consultório de dentista precisa de uma autoclave para esterilizar os materiais. O aparelho trabalha com vapor sob pressão para desinfetar instrumentais metálicos, canetas de alta-rotação, contra-ângulo, vidro, plástico, papel, algodão e tecido, além de embalagens (papel grau cirúrgico, papel crepado e caixas perfuradas).

A vantagem da autoclave sobre a estufa está na rapidez e na segurança, pois a porta do equipamento é travada durante o processo de desinfecção, o que não acontece na estufa.

Compressor

O compressor odontológico tem papel fundamental no funcionamento de alguns aparelhos do consultório, como micromotor, sugador e jato de profilaxia, pois é ele que fornece ar comprimido.

O ar que chega a esses aparelhos precisa estar puro, por isso a localização do compressor é um ponto importante para analisar. Ele deve ser instalado em local limpo e ventilado, fora de depósitos, despensas, porões, garagens, banheiros e áreas insalubres.

Conjunto odontológico

É um equipamento básico em todos os consultórios odontológicos, e formado por:

  • cadeira
  • pedal de comando
  • mesa do equipo
  • suctora
  • refletor
  • mocho

A cadeira deve oferecer conforto, ser funcional, ter braços anatômicos e rebatíveis e com estofamento sem costuras para facilitar a limpeza.

São duas opções do pedal de comando: multifuncional e multifuncional joystick. É o pedal que ajusta a inclinação e altura da cadeira e controla a rotação dos instrumentos.

A mesa do equipo é o suporte para as peças de mão. Há encaixes para seringa, mangueiras e bandeja.

A suctora tem cuba acoplada e sugador. O refletor funciona com lâmpadas LED ou halógenas. Já o mocho deve ter boa ergonomia e regulagem de altura.

Raio X

O aparelho de raio X gera dois tipos de radiografias odontológicas: periapicais e interproximais. De baixo custo, a radiografia é parte integrante do diagnóstico do paciente, assim como o exame clínico e o histórico.

Os aparelhos de raio X mais indicados para o consultório têm braço articulável suave, boa estabilidade e isolamento da radiação.

Dentística Restauradora

Como o foco dessa especialidade é a reconstrução dos dentes afetados por traumas e cáries, os materiais odontológicos mais utilizados são para restaurações, coroas, tratamento de cáries, colocação de porcelanas e lentes de contato.

Fotopolimerizador

É um aparelho compacto utilizado para restaurações, clareamento, colagem de brackets, facetas e de lentes de contato dentais. O LED da ponteira do fotopolimerizador emite um feixe de luz azul que ativa os compostos da resina para fixá-los nos dentes.

Adesivos

Eles unem a estrutura do dente ao material restaurador, e podem ser de três tipos: fotopolimerizáveis, autopolimerizáveis e duais.

Cimento

Os cimentos odontológicos têm o papel de preservar a restauração. Existem quatro principais tipos:

  • Fosfato de zinco (antigo e mais barato)
  • Policarboxilato de zinco (mais tração e menor força de compressão)
  • Ionômero de vidro (sela sulcos, restaurações imediatas e recobrimentos)
  • Resinoso (para coroas e fixação de brackets).

Gel clareador

É um material odontológico utilizado no clareamento dental, com concentrações variadas de peróxido de hidrogênio – de 10% a 35%.

Resina composta

É utilizada para restaurações, reconstruções dentais e facetas. Proporciona um resultado natural, pois o material fica semelhante à cor do esmalte. A classificação da resina composta se dá por composição, tamanho e tipo de partículas de carga ou pela matriz orgânica. Cada tipo tem uma indicação.

Endodontia

O consultório precisa ser equipado com muitos materiais odontológicos, e suas funções são para tratamento de lesões e doenças da polpa dos dentes. Confira os principais:

Brocas

Responsáveis pelo preparo do acesso cavitário, as brocas rotacionadas por motores devem ser resistentes e ter bom acabamento. Veja alguns tipos:

  • Esféricas carbide: para remoção de cáries e desenhar o formato do contorno inicial do dente. Também utilizadas na remoção do teto da câmara pulpar.
  • Diamantadas esféricas: utilizadas para perfurar restaurações de porcelana, reduzindo o risco de trincas e fraturas. São aplicadas ainda para desgastar o esmalte e a dentina.
  • Transmetais: com maior eficiência no corte, são indicadas para atravessar restaurações de amálgama.

Lima

É um instrumental de Endodontia com a função de preparar, dar formato e limpar a raiz para o tratamento do canal.

Guta-percha

Os cones de guta-percha são utilizados na moldagem do canal radicular e encontrados nos diâmetros de 15 a 140.

Prótese e implante

A área de Prótese atua na reconstrução e na reposição de dentes, devolvendo a capacidade mastigatória, o conforto e a estética aos pacientes. A Implantodontia trabalha com procedimentos complexos de próteses parciais ou totais, enxertos ósseos e implantes dentários. Veja os materiais essenciais para o desempenho das duas atividades:

Reembasador

O reembasador amortece a pressão mastigatória do paciente que utiliza próteses totais, parciais ou provisórias. Tem propriedade viscoelástica, que absorve a força da mastigação e distribui a pressão uniformemente, dando conforto ao paciente.

É um material encontrado tanto à base de resina, como de silicone.

Alginato

É um material odontológico utilizado para moldagem de próteses. Tem bom escoamento e boa elasticidade, permitindo uma ótima reprodução de detalhes. Algumas variedades de alginato são indicadas para presa rápida, ideal para pacientes que não suportam a moldagem por um período maior, como as crianças.

Pino

São três os tipos de pinos existentes: metálicos (já obsoletos), fibra de carbono e fibra de vidro.

O mais versátil e utilizado para uma gama maior de tratamentos é o de fibra de vidro. Os pinos em fibra de carbono podem ser utilizados para locais onde há maior carga mastigatória. Já os metálicos caíram em desuso e são utilizados apenas em situações provisórias.

Ortodontia

A especialidade se dedica à correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares. O tratamento é realizado com aparelhos fixos e móveis que movimentam os dentes até o ponto de um encaixe correto.

Brackets

Fabricados em metal, cerâmica, safira e resina, os brackets são peças utilizadas em pacientes com aparelhos ortodônticos. São colados sobre os dentes com resina fotopolimerizável.

Os do tipo metálico oferecem o melhor custo-benefício para o paciente, embora sejam menos atrativos esteticamente. Os brackets de safira têm boa durabilidade e são praticamente transparentes, o que os tornam os preferidos dos pacientes. O ponto negativo é custo elevado.

As peças de cerâmica são duráveis e apresentam bom resultado estético. Com relação ao preço, são brackets intermediários entre os de metal e de safira. Já os brackets de resina são mais frágeis, provocando trocas mais frequentes.

Arcos ortodônticos

Os arcos ortodônticos são utilizados em aparelhos fixos e exercem forças sobre os dentes, movendo-os de acordo com o objetivo do tratamento. São fabricados com três ligas metálicas: níquel e titânio; aço inoxidável; cobre, níquel e titânio.

  • Níquel e titânio: moldam arcos flexíveis e que exercem pouca força sobre os dentes. São os arcos recomendados para o começo do tratamento.
  • Aço inoxidável: o material é capaz de exercer intensa pressão sobre os dentes. É o mais utilizado pelos ortodontistas na finalização do tratamento.
  • Cobre, níquel e titânio: é um arco termoativado e indicado para a fase inicial da correção dentária. Tem boa flexibilidade.

Descartáveis odontológicos

Todo consultório odontológico trabalha com materiais descartáveis. É recomendado que o profissional mantenha o estoque abastecido com esses itens para que não haja contratempos durante os atendimentos. Veja alguns:

  • Algodão
  • Gaze
  • Abaixador de língua
  • Luva e máscara
  • Seringa
  • Fios de sutura
  • Sugadores plásticos
  • Fitas para autoclave
  • Lâminas de bisturi
  • Agulhas gengivais

A escolha dos equipamentos e dos materiais odontológicos está ligada à especialidade da clínica, mas muitos itens fazem parte da rotina de todo consultório. Escolha produtos de qualidade e com marcas certificadas.

Fonte: suryadental.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário