Tomografia Computadorizada: Endodontia

Novas tecnologias, instrumentos e materiais conduziram a um melhor diagnóstico e a uma maior previsibilidade do tratamento endodôntico. A Tomografia Computadorizada por Feixe Cônico (TCFC) tem um papel importante no diagnóstico e planejamento destes tratamentos, pois permite uma visualização 3D e elimina as sobreposições de estruturas.

A Tomografia Computadorizada passa a auxiliar no tratamento endodôntico, no planejamento pré-cirúrgico, na identificação da morfologia e anatomia dos canais, na detecção de canais não visíveis ou acessórios, na realização de medições precisas das distâncias dos canais, na avaliação das fraturas ou traumas das raízes, nas análises e caracterização externa e interna das reabsorções radiculares assim como de reabsorções cervicais, na deteção da diferença entre cistos e granulomas ou ainda em outros tipos de lesões de cavidade.

A morfologia das raízes e a topografia óssea podem ser observadas na renderização 3D das imagens, assim como o número de canais radiculares, a sua divergência ou convergência, o seu verdadeiro tamanho, localização e extensão das lesões periapicais e a qual a raiz existe uma lesão associada.

Desta forma, podemos concluir que a TCFC conduz a um melhor planejamento da cirurgia endodôntica, levando a uma melhoria dos resultados e objetivos.

Fonte: dmarque.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário