Enxerto ósseo para implantes dentários: O que você precisa saber

Ao longo da vida, é comum ocorrer o desgaste de ossos da boca e a perda dentária, mas graças às avançadas técnicas odontológicas é possível realizar um procedimento chamado enxerto ósseo. Neste post, explicaremos o que é o enxerto ósseo, quando ele é necessário e os cuidados essenciais.

O que é

O enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico que se caracteriza pela retirada de um pedaço de osso da boca, como a mandíbula, ou uso de osso em pó industrializado para implantá-lo. O procedimento é recomendado para pacientes que possuem diagnóstico de perda óssea ou que precisam reconstruir a área que perdeu espessura ou altura.

Quando a técnica deve ser usada?

A ausência das condições necessárias para instalar o implante, como espessura e altura adequadas nos ossos da boca,  inviabiliza o implante dentário. A técnica de enxerto ósseo é indicada nesse caso, pois oferece melhor sustentação para que o implante seja feito e o paciente volte a ter um sorriso bonito e saudável. Antes de realizar o procedimento, é necessário a avaliação de um dentista.

Tipos de enxerto

  • Autógeno: Esse tipo de enxerto se caracteriza pela retirada de um pedaço de osso do próprio paciente. A cirurgia é feita com anestesia local no consultório odontológico. É bem indicado, já que por possuir o mesmo material genético, a chance de rejeição é praticamente nula. Nesta categoria se encontra o PRF (Plasma Rico em Fibrina), técnica em que é retirado o sangue do paciente para processá-lo em uma centrífuga. O sangue é dividido e usado em partes com o objetivo de promover uma melhor cicatrização dos tecidos moles e duros e formação de osso.
  • Alógenos: Os alógenos são enxertos doados por outra pessoa. Este tipo de enxerto serve para direcionar a formação óssea, já que grande parte da proteína óssea morfogenética é destruída, fazendo com que o enxerto perca seu potencial de desenvolvimento.
  • Xenógenos: Os enxertos xenógenos são de origem animal, como o de origem bovina, que possui anos de pesquisa e análise.

Cuidados

Para realizar o procedimento é necessário tomar alguns cuidados, como o acompanhamento periódico do seu dentista e seguir as seguintes orientações.

  1. Repouso por pelo menos 24h
  2. Não fumar ou ingerir bebida alcoólica
  3. Manter a cabeça sempre mais elevada que o corpo, principalmente na hora de dormir
  4. Nas primeiras 24h, ingerir alimentos pastosos e líquidos, como sorvete ou sucos
  5. Evitar fazer pressão na boca nas primeiras 72 horas, como bochechar, cuspir ou ingerir líquidos por meio de canudos
  6. Fazer compressa de gelo no local para amenizar hematomas da cirurgia
  7. Seguir as orientações prescritas pelo dentista
  8. Retornar ao dentista para remover os pontos

O procedimento não é recomendado quando o paciente:

  • possui diabetes
  • é fumante
  • possui doenças bucais
  • menores de 18 anos, que ainda podem ter estrutura óssea reabilitada naturalmente

Antes de realizar o procedimento, consulte um especialista.

Fonte: clifame.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário