Carnaval: Caia na folia e cuide do sorriso!

E aí você está preparado para curtir o feriado de carnaval? Para comemorarmos o último dia da data mais esperada do verão nada melhor do que estar com a saúde bucal em dia não é mesmo?

Seja para quem curte blocos, escolas de samba ou simplesmente o descanso em casa, hoje daremos algumas dicas para que você cuide da saúde do seu sorriso e aproveite com muita diversão.

Mamãe eu preciso, mamãe eu preciso, mamãe eu preciso escovar!

Com a agitação que o carnaval proporciona é muito comum que alguns dos nossos hábitos diários relacionados a saúde bucal sejam esquecidos. Por isso tente não esquecer de fazer a escovação e o uso do fio dental após as principais refeições, principalmente se houver ingestão de açúcares, que também estão presentes nas bebidas alcoólicas.

Ei, você aí! Coma antes de sair, coma antes de sair!

Parece óbvio, mas é muito comum que nessa época do ano as pessoas fiquem por longos períodos sem se alimentar. Além de não fazer bem para a saúde, esse hábito está entre os principais causadores do mau hálito. Se alimente, mas se alimente de maneira saudável, pois ingerir somente alimentos ricos em açúcares e carboidratos favorece a proliferação de cáries. A dica é ingira frutas como maçã e morango que além de fáceis de carregar, funcionam como adstringentes naturais.

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô, não abuse do álcool!

Carnaval e álcool são praticamente sinônimos, e por isso é muito importante ter cuidado. Além de não fazer bem para a saúde, as bebidas alcoólicas costumam ser ácidas e, em alguns casos, contém muito açúcar. Esta é uma das combinações mais perigosas para os dentes, uma vez que o ácido pode causar desgastes no esmalte e os açúcares em excesso resultam em cáries. Uma boa dica é intercalar os drinques com água, que evita a desidratação e o acúmulo destas substâncias nos dentes.

Ó abre alas pro filtro solar!

A incidência solar prolongada sobre os lábios é um dos fatores de risco do câncer de boca, por isso use e abuse dos protetores labiais, até porque já existem protetores com filtros de raio UV.

Olha a beijoqueira do Zezé…

Essa vai principalmente para os solteiros de plantão! Os beijos são inevitáveis nessa época, mas o que você não sabe é que é comum que haja proliferação de doenças transmitidas pela saliva, como a mononucleose e a herpes. Estes tipos de vírus causam lesões na boca, desidratação, indisposições, febres e são mais “agressivos” para quem está com a imunidade baixa. Então preste muita atenção! Faça a sua higiene bucal regularmente, se hidrate e não esqueça de se alimentar de forma saudável e balanceada.

Divirta-se com consciência e moderação!

Nenhum comentário

Postar um comentário