6 alimentos que devem ser evitados após o clareamento dental

Existem alguns alimentos cuja pigmentação é bastante densa e podem atrapalhar os resultados de um clareamento dental.

Muitas pessoas procuram uma clínica odontológica com o objetivo não apenas de melhorar a sua saúde bucal, mas também para garantir um sorriso bonito.

O clareamento dental é uma dessas alternativas. O seu impacto acaba sendo positivo não apenas para o sorriso, mas também para a saúde emocional do indivíduo, uma vez que melhora positivamente a autoestima e o bem-estar.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para garantir que o tratamento tenha uma longa duração. Confira a seguir quais são os principais deles.

Por que evitar certos alimentos

Por conta desse processo químico que ocorre durante o clareamento dental, é importante tomar alguns cuidados em relação à manutenção do procedimento. Por esse motivo, alguns hábitos devem ser evitados, como o de fumar, assim como alguns alimentos.

Isso ocorre devido à alta porosidade que existe no esmalte dentário, que é invisível a olho nu e é sensível à coloração dos alimentos. Sendo assim, caso você coma algum desses alimentos com uma grande frequência, além de não realizar a higienização adequada, os dentes podem perder a sua cor.

Tudo isso você deve perguntar ao dentista de uma clínica odontológica que realizou o tratamento, para garantir que as recomendações dele também sejam consideradas.

Além disso, alimentos muito ácidos favorecem o aparecimento de manchas nos dentes, por deixar o pH da boca ácido, causando a desmineralização do esmalte dentário, que tem o potencial de impregnar a pigmentação nos dentes.

Quais alimentos evitar

Por todos esses motivos, listamos alguns alimentos comuns no dia a dia que podem te atrapalhar se o seu objetivo for manter os seus dentes brancos pelo maior período possível.

Café sem leite

O café é uma das bebidas menos indicada para a saúde bucal, principalmente quando ingerido em excesso. Ainda assim, sabemos que é difícil parar com aquele cafezinho durante todo o dia, seja para tomar no café da manhã, para dar aquela despertada, ou no meio da tarde, para dar aquela energizada. Uma das soluções é evitar beber o café puro, podendo adicionar leite. Dessa forma, como a sua concentração fica menor, devido à diluição da bebida, acredita-se que causa menos danos.

Beterraba e açaí

Além disso, alimentos com pigmentação roxa, como o açaí e a beterraba, também devem ser evitados. O mesmo ocorre com a mostarda, por conta do forte pigmento amarelo.

Vinho tinto

Como o vinho tinto e o suco de uva são naturalmente tingidos pelo pigmento roxo da casca da uva, eles possuem uma alta probabilidade de manchar os dentes e, por esse motivo, também devem ser evitados durante o clareamento dental.

Tipos de chás

Em relação ao chá, da mesma forma que ele pigmenta a água em que é depositado, também pode pigmentar os dentes. Os principais entre eles são: chá-mate e chá de frutas vermelhas. Caso você não consiga evitar a bebida, é preferível que sejam ingeridos aqueles chás que possuem uma coloração mais clara ou então tomar o chá com leite.

Chocolates

O cacau tem uma forte cor marrom. Sendo assim, ao dar uma mordida naquela barra de chocolate ou em bombons, o pigmento pode passar para os dentes. Entretanto, caso seja impossível parar de comer chocolate de uma hora para outra, uma opção é o chocolate branco. Caso isso ainda não seja o suficiente e você queira muito comer um chocolate ao leite, a única coisa é garantir que a higienização seja feita logo após.

Molho de tomate ou ketchup

O molho de tomate, assim como o ketchup, por conta do alto teor de pigmentação avermelhada, não deve ser consumido em excesso enquanto estiver realizando o clareamento dental.

Fonte: br.blastingnews.com

Nenhum comentário

Postar um comentário