Existe alguma anestesia para gestante?

A gravidez é um período muito rico em sensações e descobertas. É quando uma mulher prepara uma outra vida, e sente os efeitos de uma explosão de hormônios. As mudanças são significativas, e toda decisão requer conhecimento sobre efeitos na gestação. Há dúvidas sobre o uso de certos medicamentos, produtos e ingestão de alimentos.

Mas quando há uma necessidade de ir a um dentista, e fazer algum procedimento em que seja necessário usar anestesia, surgem dúvidas: anestesia de dentista faz mal na gravidez? Existe algum anestésico odontológico para gestante?

São necessários cuidados que visam manter a saúde tanto da mamãe quanto do bebê. Mas o dentista pode sim usar a anestesia na gestante. A gestante deve avisar sobre sua situação assim que chegar ao consultório e o profissional irá aplicar um anestésico de menor porcentagem de vasoconstritores. Isso deve ser adotado para evitar efeitos que comprometam o sistema hematológico e cardiovascular, que já está alterado devido a gravidez.

A anestesia odontológica em gestante geralmente aplicada é a lidocaína a 2%. A lidocaína é um anestésico local que tem uma ação intermediária agindo no sistema nervoso e diminuindo a sensibilidade local. Ela será aplicada na gengiva rente aos dentes e o efeito esperado deve surgir entre 2 e 3 minutos. Assim, as grávidas não precisam ter medo de se consultar com o dentista, e muito menos com a aplicação da anestesia pelo dentista.

É muito importante salientar que a mulher deve manter os cuidados com seus dentes inclusive durante a gravidez. E a visita constante a um dentista deve fazer parte da rotina, já que, por causa da gravidez, muitas mulheres sofrem com problemas bucais como: dentes sensíveis, boca seca, sangramentos e outros. A principal causa para isto são as alterações nos hormônios e o fluxo sanguíneo que aumenta. Lembre-se que é um corpo trabalhando por dois.

Nenhum comentário

Postar um comentário